No início das atividades do segundo dia do II SeminárioJESEDU-Jogja2024, nesta terça-feira, 25 de junho, o Pe. José Mesa, SJ, secretário para a Educação Secundária e Pré-Secundária da Companhia de Jesus, em ressonância com a oração de abertura, sublinhou que o objetivo do encontro é gerar uma dinâmica de discernimento e escutar o Espírito, aprender uns com os outros como Corpo Apostólico com uma missão universal. A palestrante principal foi a Dra. Fatimah Hussein, professora da Universidade Islâmica do Estado Sunan Kalijaga, em Yogyakarta, que abordou o tema Educação para o Diálogo Inter-religioso: A Experiência Indonésia.
Fátima mencionou as reflexões dos educadores no Pré-Seminário Virtual, realizado na plataforma Educate Magis, e enfatizou que a participação no diálogo inter-religioso não enfraquece nosso próprio compromisso religioso, mas oferece a oportunidade de refletir sobre ele de forma mais profunda. Ela também destacou a importância crucial da educação inter-religiosa nas escolas no contexto da Indonésia, um país de maioria muçulmana. Sua apresentação foi seguida por um diálogo frutífero entre os participantes e a palestrante sobre como é fundamental uma abordagem mais hermenêutica da linguagem religiosa e o envolvimento dos pais na educação de seus filhos.
Como parte da programação diária, foram compartilhadas duas experiências de escolas jesuíticas da Tanzânia e da Indonésia. O Pe. Martin Waweru, diretor da Escola Secundária Loyola, em Dar es Salaam, destacou a diversidade religiosa da Tanzânia e como a escola promove a aceitação mútua através de encontros inter-religiosos e aulas de religião lideradas pelos alunos. Do Instituto Canisius, em Jacarta, cujo diretor, Thomas Gunawan, ressaltou o compromisso do centro com o diálogo inter-religioso, que visa combater o radicalismo religioso, promovendo a valorização da diversidade e da inclusão. A escola desenvolveu várias iniciativas, como um internato de imersão islâmica para alunos não muçulmanos.
À tarde, foram apresentadas as atualizações e as ferramentas oferecidas pela Educate Magis, a comunidade apostólica on-line global para educadores jesuítas que fornece recursos para ensinar, aprender e colaborar com o objetivo de melhorar a educação jesuíta globalmente. O segundo dia do JESEDU-Jogja2024 continuou com partilhas inacianas e uma conversa aberta sobre a importância dos encontros humanos no diálogo inter-religioso, reconhecendo a tensão entre manter a identidade religiosa e dialogar. A celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Roberto Padilla, SJ, presidente da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi).
Texto e fotos: Educate Magis