Como formar uma fé profunda em nosso contexto secular atual?

Nesta quinta-feira, 27 de junho, quarto dia do JESEDU-Jogja2024, os participantes foram encorajados a refletir sobre a peregrinação do dia anterior e a permanecer com a mente e o coração abertos para o caminho a seguir. Eles foram lembrados de que o diálogo inter-religioso é baseado na abertura, na compreensão da própria identidade e no sentimento de pertencimento.

A palestra do dia teve como tema Formando uma fé resiliente: ensino para a formação da fé profunda em nosso contexto secular atual, com o Dr. Paul Sharkey, professor do Colégio Teológico Católico (University of Divinity Melbourne) e consultor de Identidade e Missão para a Educação Católica na Diocese de Parramatta, Austrália. O docente enfatizou que não devemos ver a secularização como um amigo ou inimigo, mas como um contexto para nossa fé, o que nos leva a reconsiderar como educamos para a fé neste contexto. 

Por meio de abordagens filosóficas e teológicas, ele lembrou da necessidade de repensar nossa abordagem aos programas de formação da fé, que, quando conduzidos sem compreensão suficiente das crenças cristãs e do contexto secular atual, dificilmente serão frutíferos. Ele também convidou os participantes a garantir que as práticas inacianas, como exame, discernimento e oração, não sejam esvaziadas de sua dimensão transcendente, mas permaneçam maneiras de se envolver com Deus e Jesus. Dr. Sharkey concluiu a sua fala pedindo que os educadores definam, colaborativamente, a identidade de suas escolas em meio aos desafios seculares com urgência e esperança.

Em consonância com o tema atual, dois colégios jesuítas da Espanha e do Canadá compartilharam suas experiências e discutiram como vêm enfrentando os desafios da secularização em seu contexto. Minerva Porcel mostrou um novo projeto educacional para escolas jesuítas na Catalunha, que integra as mais recentes exigências legais com a pedagogia e os valores inacianos. John Patrick Mancini, da Loyola High School, em Montreal, compartilhou iniciativas destinadas a promover uma fé resiliente, enfatizando os valores e o discernimento da comunidade entre os alunos. Durante a conversa inaciana, os participantes discutiram temas como a importância da fidelidade criativa no aprofundamento da fé e o significado de preservar o sentido do sagrado diante da secularização. O dia terminou com a eucaristia presidida pelo Pe. Daniel Figuera, SJ, presidente do Colégio San Ignacio de Caracas, na Venezuela.

“Essa experiência do JESEDU tem sido fundamental em termos de práticas, em termos de trocas, em termos de uma comunidade inaciana global que educa também para a cidadania global e preocupada com a dimensão da fé. O quanto que o nosso currículo, o quanto os nossos colégios, as nossas escolas têm tematizado junto à igreja católica a dimensão de uma educação profunda para a fé, têm conseguido traduzir em aprendizagens, têm proporcionado experiências, têm trazido toda essa realidade de contexto também para dentro dos nossos colégios. Estar aqui na Indonésia ao longo desta semana, ao longo destes dias no Colégio De Britto, que é um colégio da Companhia de Jesus, em uma cidade majoritariamente muçulmana, mas que convivem católicos, muçulmanos, numa atitude, eu diria, pacífica, amorosa, e neste espaço também os jesuítas possuem um colégio e desde aqui nos ensinam a como educar em um contexto atual, em meio também às diferentes possibilidades do que significa hoje o diálogo inter-religioso. Então eu sou muito grato por essa oportunidade, sou grato à Companhia de Jesus e como Rede Jesuíta de Educação estamos juntos nesta jornada também de educar para a fé no século XXI”, destacou o diretor da RJE, Fernando Guidini.

Texto e fotos: Educate Magis

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