Vieira e Loyola promovem trocas de experiências visando inovações pedagógicas e estruturais​

Uma comitiva do Colégio Antônio Vieira, de Salvador (BA), envolvendo o Conselho Diretivo e profissionais de setores estratégicos, fez nesta semana uma visita técnica ao Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG). Assim como o Vieira, o colégio mineiro tem adotado medidas exitosas para a modernização de seus espaços, ao mesmo tempo em que também busca preservar a arquitetura histórica de seu prédio, datado de 1944. De acordo com o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, a ida da equipe vieirense ao Loyola integra as ações de modernização do Vieirão, unidade do colégio baiano destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. “Visitar o Loyola faz parte de um projeto em rede que é o de intercâmbio de experiências exitosas. O Loyola tem um prédio muito parecido com a estrutura do Vieira, com um importante valor histórico que precisa ser preservado, ao mesmo tempo em que passa por uma modernização de seus espaços para dialogar com o tempo presente, e isso tem sido feito e vamos avançar ainda mais, em consonância com nossa proposta de educação que tem a inovação pedagógica como tradição”, declarou. A comitiva vieirense ainda participou da abertura da 29ª edição do Loyola Mun, projeto de simulação de conferências das Nações Unidas, também realizado no Vieira como ONU Colegial.

Segundo o professor Sérgio, a visita técnica – incluindo reuniões entre os diretores acadêmico, administrativo e financeiro, além de gestores das áreas de Comunicação, Engenharia e Manutenção de ambas as instituições – vai permitir ampliar os olhares profissionais para as novas ações de modernização estruturais e pedagógicas previstas para o Vieirão. Ele lembrou que “os projetos de inovação, sobretudo da estrutura física, tiveram nos últimos anos um aceno especial no Vieirinha”, criando espaços significativos de aprendizagem para as novas gerações de crianças do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental.  “Ampliar o foco para o Vieirão nesse momento significa qualificar ainda mais os nossos ambientes de aprendizagem para que reflitam a nossa concepção de ensino e seus processos constantes de inovação pedagógica, considerando tempos e espaços que possam ser estimulantes também para os jovens estudantes”, afirmou o diretor-geral do Vieira. E antecipou: “Estamos pensando em coisas muito interessantes para o Vieirão”.

Para o diretor-geral do Colégio Loyola, Pe. Mário Sündermann, SJ, receber a comitiva vieirense foi proveitosa também para o colégio mineiro. “A visita da equipe do Vieira nos encheu de alegria porque é uma troca que enriquece a nossa gestão, qualifica a nossa missão em rede e ainda permite, de alguma forma, que possamos nos apropriar do que está sendo feito, sistematizar, fazendo uma revisão de processos, e isso é sempre muito inaciano, esse retomar, refletir. Então, mais do que partilhar uma experiência, esta visita nos possibilita uma revisão do que temos feito”, declarou, completando: “Tudo como parte de uma mesma lógica de também irmos ao Vieira ver quais são as iniciativas em novidade educacional, para além das tecnologias, mas a partir de uma gestão estratégica que envolve pessoas, de um modo muito especial, e uma estrutura que consiga dar vazão aos nossos propósitos de formação integral nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa”.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: