Coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e pastoralistas do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), participaram, no mês de junho, de uma formação sobre Inovação Pedagógica na Companhia de Jesus. As ações estão ancoradas no conceito de “aprender por refração”, que reforça que a inovação precisa estar comprometida com processos educacionais democráticos que valorizem o protagonismo estudantil, numa perspectiva de formação integral. A partir da formação, os educadores vieirenses puderam esclarecer eventuais dúvidas sobre como colaborar, com reflexões e sugestões, com o documento Inovação pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), lançado no mês de maio.
Aprender por refração
Os dois dias de formação foram ministrados pela assessora pedagógica da RJE, professora Ana Maria Loureiro. No primeiro dia, foi feita uma retomada quanto aos documentos da Companhia de Jesus que tratam da educação. “Revisitar esses documentos nos permite aprofundar nos princípios que são próprios da nossa educação, que é a Pedagogia Inaciana, e apresentar uma obra nova, que representa a possibilidade de aplicação da nossa pedagogia, de acordo com proposta do aprender por refração”, explicou a coordenadora pedagógica da RJE. “É rever o passado e trazer para o presente”, resumiu.
Inovação pedagógica
No segundo dia, os educadores trabalharam o mais novo texto da RJE que trata da inovação pedagógica na perspectiva da educação da Companhia de Jesus: o documento Inovação pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), lançado no mês de maio e que também irá fundamentar os trabalhos para a nova versão do Projeto Educativo Comum da Rede (PEC), a ser lançada em 2026. “Foi um trabalho de mão na massa mesmo, em que os educadores do colégio puderam se debruçar sobre os capítulos deste trabalho que foi elaborado por um GT da Rede, e a ideia agora é projetar futuro, ou seja, ajudar e inspirar que o Colégio Antônio Vieira possa, a partir da sua realidade, construir projetos de inovação para os professores, para os alunos, para o futuro da instituição”, disse a professora Ana Loureiro. “Foram dois dias, portanto, em que pudemos trabalhar a identidade da educação da Companhia de Jesus na perspectiva da inovação pedagógica”, resumiu.
Abordagem assertiva
O diretor acadêmico do Vieira, professor Anderson Rafael Souza, acompanhou o grupo nos trabalhos. “Participaram da formação integrantes do Setor Pedagógico (Secop) e dos serviços de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) e Orientação Educacional (SOE), pois essas equipes têm como função multiplicar o processo formativo no colégio”, ressaltou. Os educadores elogiaram a formação. “A prof. Ana trouxe elementos basilares da Pedagogia Inaciana, muitos até já conhecidos dos educadores participantes, mas o genial e impressionante foi como ela discorreu sobre o assunto de forma fluída e em diálogo com os tempos atuais. Aprender por refração e inovação pedagógica foram as temáticas que compuseram os conteúdos trabalhados em dois dias que passaram tão rápido, como todo tempo que degustamos o que realmente é essencial”, declarou a professora vieirense Camila Portugal, que atua como orientadora educacional. Segundo ela, o grupo demonstrou interesse na continuidade dos trabalhos. “Uma abordagem tão assertiva e que contribui tanto para o nosso fazer pedagógico diário”, concluiu.
Fonte: Colégio Antônio Vieira