As festas juninas já são uma tradição nas unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Com danças típicas, comidas deliciosas e muita diversão, elas se tornam um momento de integração entre alunos, professores, famílias e colaboradores.
No Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), as comemorações juninas aconteceram durante os horários de aula. No Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), quem compareceu ao evento acompanhou as apresentações de todas as turmas de alunos da Educação Infantil ao 5º ano, embaladas pelas músicas tradicionais desse tipo de festa.
O Arraiá do Vieirão, do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), reuniu os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Com palco temático, a atração principal foi a banda Ú Tal do Xote – UTX, cujo vocalista é Maurício Cairo, professor do Departamento de Educação Física (Defe) do Colégio. Os formandos do Ensino Médio apresentaram a tradicional Quadrilha do Terceirão. Já o Arraiá do Vieirinha elegeu as três famílias mais bem-caracterizadas. A família Vinagre, com todo mundo combinadinho no mesmo look bem típico, foi a grande vencedora. As músicas ficaram por conta do forrozeiro Del Feliz.
No Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), todo o lucro foi revertido ao Lar de Idosos Luiza de Marillac. Unidos pela justiça socioambiental foi o tema do Arraial do Loyola, em Belo Horizonte (MG). O Arraial da Esar, em Teresina (PI), teve festa e peregrinação de Santo Inácio. Os alunos da Junina Fuzuê Nordestina capricharam na coreografia, figurinos, maquiagem e organização da apresentação.
Cerca de 7 mil pessoas se reuniram para a festa junina do Colégio São Luís, em São Paulo (SP). As apresentações das danças foram fruto de um trabalho interdisciplinar envolvendo Artes, Música, Teatro e Educação Física. A celebração reuniu expressões culturais de diferentes partes do país, desde a tradicional quadrilha até a dança do boi-bumbá, passando pelo coco de roda e o forró. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio Integral e Noturno apresentaram, em diferentes momentos, a tradicional quadrilha do “terceirão”.
Mais de 7.500 pessoas participaram do Arraial da Solidariedade Inaciana – ARSOI 2024, do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ). Foram dois dias de muita festa, com apresentações do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Toda a arrecadação do evento será revertida para as obras sociais parceiras do Colégio, beneficiando mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), reuniu toda a comunidade educativa para celebrar a Festa Junina do Sanfra 2024. O Arraial Solidário teve como objetivo arrecadar fundos para apoiar o Projeto ASA – A Serviço do Amor e a Casa de Acolhida Dom Luciano da Fundação Fé e Alegria, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Na ETE FMC, em Santa Rita do Sapucaí (MG), os estudantes saíram da praça central da cidade para o tão esperado quadrilhão do Arraiá da ETE. O Arraiá das turmas de Infantil I, Infantil II e 1º ano, reuniu as famílias e toda a comunidade educativa da Escola Padre Arrupe, em Teresina (PI). Neste ano, com o tema Nordesteando nas nossas Festividades Juninas, as apresentações foram divididas por estados do nordeste brasileiro, através de suas danças, comidas típicas e culturas.