Turmas do 5º ano do Catarinense concluem o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

Na última terça-feira, 02 de julho, foi realizada a entrega dos certificados aos 110 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), que participaram dos dez encontros do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com o soldado Carlos Manoel Caetano Junior, da Polícia Militar de Santa Catarina. O programa visa à capacitação dos alunos para viverem de maneira saudável, afastando-se das drogas e da violência, por meio de informações e desenvolvimento de habilidades necessárias para a construção de uma sociedade sadia, justa e feliz.

Inspirado no projeto Drug Abuse Resistance Education (DARE), que teve início em Los Angeles no ano de 1983, o Proerd chegou ao Brasil em 1992, iniciando no estado do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, as primeiras turmas foram formadas em 1998 e, em 2024, o programa celebra 26 anos de atuação. Os assuntos abordados incluíram tomada de decisões, compreensão de riscos e consequências, habilidades para lidar com pressão e situações de tensão, comunicação verbal e escuta ativa. Além disso, foram abordados, também, temas como bullying , cyberbullying e orientações para buscar ajuda em emergências.

As alunas Beatriz Gomes Pizzato (5º ano A), Emanuela Cunha Martins (5º ano B), Luiza Bez Silveira (5º ano C) e Barbara Lunardi Girardi (5º ano D) receberam honras pela conquista do prêmio de melhores redações de suas turmas. Já os alunos João Pedro Wolff Deves (5º ano A), Gustavo Sclemper Lino (5º ano B), Rafael Borba de Paula (5º ano C) e André Filipe Santiago Ramos de Mello (5º ano D) receberam uma homenagem como alunos-destaque. Acompanhadas dos pais e familiares, as crianças comprometeram-se a ficar longe das drogas e da violência, a evitar o bullying e a dizer “não” para situações que possam prejudicar outras pessoas. Também estiveram presentes no evento as professoras regentes das turmas, além da orientadora de aprendizagem, Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo, da coordenadora da Unidade de Ensino I, Ana Vianice Smânia, e da diretora acadêmica, Louisa Carla Farina Schröter. “Um dos valores da escola e do Programa é capacitar os alunos para o valor do discernimento. Vamos nos tornar fortes para saber dizer não às drogas. Esse certificado une-se a tudo o que a escola já ensinou a vocês”, destacou Louisa.

Ao final do evento, o Leão DAREN, mascote do Programa, juntou-se à celebração e cantou com os alunos a canção-tema do Proerd. “O Proerd é muito importante, porque faz a gente lidar com as situações do cotidiano, para a criança não ter que aprender com a vida depois. A criança está em uma idade vulnerável, em que precisa muito desse conhecimento. E, no programa, ela conhece os principais problemas que poderão acontecer, para que possa crescer como um adulto responsável”, ressaltou Carlos Manoel.

Fonte: Colégio Catarinense

Compartilhe esta informação: