• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Alunos da RJE participam de experiência de voluntariado jovem

Um grupo de alunos do Colégio Catarinense, em Florianópolis, e do Colégio São Luís e São Francisco Xavier, em São Paulo, participou  de uma imersão de voluntariado no Centro MAGIS Anchietanum, na capital paulista, entre os dias 30 de junho e 06 de julho. Direcionado a estudantes do Novo Ensino Médio, o projeto consiste em uma experiência de imersão sociocultural, estimulando a convivência entre os jovens de um modo simples e comunitário, por meio da realização de trabalho voluntário com imigrantes e refugiados nas fronteiras da cidade e de outras vivências.

A experiência de voluntariado caracteriza-se como uma importante estratégia pedagógica de análise, reflexão e debate, a fim de promover o diálogo entre fé e cultura, apontando para uma excelência na formação humana em relação às dinâmicas da vida em sociedade e visando ao desenvolvimento do pensamento de transformação social. 

A primeira etapa das atividades foi uma visita ao Memorial da Resistência, considerado o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, tendo como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro. Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu consolidou-se como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio. Após a visita ao museu, os alunos participaram de uma missa ministrada pelo Pe. Júlio Lancellotti.

Os estudantes foram divididos em grupos de voluntários e visitaram dois locais de trabalho: o Arsenal da Esperança e a Ação Social Franciscana (Sefras). O Arsenal da Esperança é uma casa de acolhida fundada em 1996. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, acolhe diariamente 1.200 homens em condição de vulnerabilidade social. Já o Sefras é uma organização social apartidária e de princípios franciscanos com mais de 23 anos de ação social em 17 territórios pelo país. Guiados pelos valores de acolher, cuidar e defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias, atuando diariamente no combate às violações de direitos e buscando a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas idosas, migrantes e refugiados, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e aquelas acometidas pela hanseníase. “Para todos os envolvidos, sejam aqueles que acolhem ou são acolhidos, esta é uma experiência transformadora”, ressalta o Fráter Igor Cristiano de Oliveira Nascimento, assistente de pastoral do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorep) do Colégio Catarinense.

Fonte: Colégio Catarinense

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.