O diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, o assessor pedagógico da Rede, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, além de jesuítas e leigos das unidades educativas da RJE estão presentes no Encontro da Província dos Jesuítas do Brasil 2024, que acontece até quinta-feira, 25 de julho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Para Guidini, estar no Encontro em um ano de comemoração dos dez anos da Rede é preparar, junto com a Companhia de Jesus, o futuro, colaborar a pensar esse momento e viver a missão. “Ao longo desses dias, estamos refletindo sobre o De Statu Societatis Iesu 2023 (DSS 2023) da Companhia de Jesus, fazendo um grande exame de consciência sobre os anos transcorridos, as grandes preferências apostólicas, esse momento da missão da Companhia, quem somos e para onde queremos ir, também, como corpo apostólico. E a educação faz parte dessa missão. Nós estamos juntos como Rede Jesuíta de Educação, vivendo esse momento, pensando junto com a Companhia, rezando, fazendo um grande exame de consciência”, explicou.
Angélica Engel, coordenadora da Formação Cristã do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), afirma que participar do Encontro da Província dos Jesuítas e celebrar os dez anos da RJE é como um exercício de peregrinação. “Um momento em que avaliamos a caminhada, quem somos, como rezamos, como fizemos o caminho até aqui. É também uma oportunidade de sabermos como a Companhia de Jesus vive esse momento. Estamos aqui para celebrarmos juntos e examinar o modo como vivemos nossa vida e missão nas nossas comunidades educativas, que envolvem nossos estudantes e seus familiares, envolve a comunidade local, nossos educadores, a igreja local e todo o trabalho que se desenvolve para que a educação de qualidade das nossas escolas seja um reflexo daquilo que a Companhia quer como frente apostólica na educação”, destacou.
O coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), Pe. Agnaldo Duarte, SJ, ressaltou o quanto a RJE amadureceu no diálogo e na colaboração. “É tempo de fazer memória, uma memória afetiva, recordando os passos dados, projetar esse processo longo de discussões, de diálogo, vivido também na Rede Jesuíta de Educação. Acho que o futuro tem seus desafios, mas quando nós contamos com a ajuda de tanta gente e percebendo a Rede, tantos avanços que tivemos, a gente tem um coração muito agradecido e consolado. Neste ano, também, nós celebramos a peregrinação de Inácio. Em 1524, Inácio começa os seus estudos lá, voltando para a Espanha. Na Rede, assim como Inácio se deixou educar por Deus, é tempo de se deixar educar para a fé, para a reconciliação, para a profundidade e, sobretudo, educar para a cidadania global”, completou.
A Província promove um encontro de todos os seus membros pelo menos a cada dois anos, podendo convidar a participar em algum deles, ou em algum momento deles, pessoas que colaboram em obras, redes e parcerias. Considerando as características da Província, a capacidade para realização do encontro e o desejo de avançar cada vez mais como corpo apostólico, foram convidados representantes de cada uma das cinco frentes apostólicas: Educação; Espiritualidade; Justiça Socioambiental; Juventude e Vocações; e Paróquias. Além disso, alguns representantes da administração provincial e das comunidades de saúde e bem-estar também estão na lista de participantes.
O Encontro da BRA 2024 tem como tema principal a peregrinação. Ao publicar o De Statu Societatis Iesu 2023 (DSS 2023), o Superior Geral, Pe. Arturo Sosa, SJ, convidou todo o corpo apostólico da Companhia de Jesus a fazer um Exame da nossa vida-missão, tendo como guia a pergunta: Para onde o Espírito Santo está nos conduzindo? O evento tem como objetivos celebrar, realizar conversações espirituais, concluir o Exame pedido pelo Pe. Geral e crescer na unidade e fortalecer o reconhecimento do corpo apostólico da Província do Brasil.
Acompanhe a cobertura do Encontro no site https://jesuitasbrasil.org.br/encontro-bra