Artigo: “O meio ambiente e as queimadas: questões para o Enem e para a vida”

Por Osman Barbosa, biólogo e mestre em Imunologia, atuando como professor de Biologia no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA)


A Ecologia e os problemas ambientais assumem posição de destaque no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É estratégico trabalhar esses temas com os jovens, pois eles serão os futuros profissionais que certamente serão desafiados a encontrar as soluções. Além de prepará-los para as provas, é preciso trabalhar para que eles tomem consciência do seu importante papel nas decisões das políticas econômicas e sociais.

O mundo hoje discute os impactos do aquecimento global e o Brasil está no centro dessas discussões. As políticas sociais e econômicas estão sendo elaboradas dentro da perspectiva ambiental e implicar os jovens se faz necessário. Serão eles os mais afetados e, por isso mesmo, deverão estar preparados para a elaboração de projetos que anulem ou minimizem os impactos negativos causados pela ação humana no meio ambiente, como estamos vendo atualmente com o caso das queimadas que se espalham pelo país, grande parte com indícios de atuação criminosa.

Para além do Enem, fazer a diferença

O conhecimento da dinâmica ambiental e dos fenômenos naturais do nosso planeta devem ser prioritários dentro do projeto pedagógico de uma escola. A formação de jovens com habilidades e competências no campo ecológico e ambiental é hoje extremamente importante. Além da formação teórica é necessário incentivar os trabalhos de campo que colocam os jovens em contato direto com a natureza e os seus problemas.

Ecologia vem da junção das palavras “oikos” e “logos” que significam respectivamente “casa” e “saber”. Conhecer a nossa “Casa Comum” e trabalhar para que ela seja cuidada e preservada se faz cada vez mais necessário nesse mundo de constantes mudanças.

Fonte: Colégio Antônio Vieira

Compartilhe esta informação: