A história de Lidiane Gentil Consalter com o Colégio São Luís (CSL), em São Paulo (SP), começa em janeiro de 2009, quando ela ingressou no 1º ano do Ensino Médio Noturno. “Em 2008, quando estava na 8ª série em uma escola estadual, comecei a pesquisar escolas que ofereciam bolsas de estudo para cursar o Ensino Médio. Encontrei o Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís e realizei a inscrição mais importante da minha vida”, recorda.
Mal sabia Lidiane que a apresentação final do grupo de teatro da escola estadual, ao qual ela fazia parte, seria na antiga sede do CSL. “Lembro-me da verdadeira sensação de sonhar acordada ao caminhar pelos corredores. Tudo me causava encantamento, os trabalhos expostos nas paredes, o fato de ter uma capela dentro do colégio, a limpeza e conservação dos espaços e mobiliários…Tamanha era a distância da minha realidade de vida”, revela. Os três anos em que estudou no Ensino Médio Noturno foram marcados pela motivação de querer aprender sempre mais e pela competência do corpo docente.
Os professores marcantes na vida de Lidiane são Paulo Bacelar, de Língua Portuguesa, e Fátima, de Ensino Religioso. Foram as aulas desta última disciplina, aliás, que fizeram com que Lidiane se conhecesse melhor. “Além de partilhar tudo isso com meus colegas, pude ouvi-los e conhecer a diversidade de realidades, reforçando o sentimento de alteridade. A partir desse período, comecei a perceber profundas mudanças em mim. As oportunidades que o Colégio me ofereceu de autoconhecimento, ampliação da consciência e visão global me proporcionaram cultivar novas formas de pensar e aplicar os valores na vida cotidiana. Não posso deixar de citar o momento de oração e meditação que acontecia diariamente após o intervalo. Era uma pausa essencial e confortante para contemplar a palavra de Deus, recarregar as energias e fortalecer a espiritualidade antes de retomar as aulas”, destaca.
O acesso ao Ensino Superior
Depois de se formar no Colégio São Luís, em dezembro de 2011, ela ingressou na faculdade. Lidiane foi a primeira integrante da família de agricultores, da pequena cidade de Inúbia Paulista, a ter acesso ao Ensino Superior. A escolha pela carreira de professora veio a partir dos exemplos que a marcaram durante a sua trajetória escolar e transformaram a sua realidade. Certo dia, esperando o elevador, Lidiane encontrou um ex-aluno, que comentou baixinho com o seu colega: ‘Essa aí é a Lidi, ela foi a minha professora. No 1º ano, eu era muito nervoso, brigava com todo mundo, mas ela me ajudou a melhorar e ser assim, mais calmo!’. “Esses momentos revigoram minha vocação e me preenchem de energia e motivação. Cada olhar curioso, cada descoberta, cada dificuldade superada, são lembretes de que estou contribuindo para algo grandioso: a formação de cidadãos autônomos e seres humanos conscientes. Esses momentos me lembram constantemente do impacto positivo que a educação pode ter na vida de uma criança e reafirmam o meu compromisso em ser uma educadora dedicada e inspirador”, afirma.
Dois anos depois de se tornar ex-aluna do CSL, Lidiane retornou como estagiária do Período Integral na instituição. Em 2015, foi efetivada como auxiliar de coordenação e logo após, promovida à professora de uma turma no Integral. Em 2020, com o fechamento do setor e mudança para a nova sede, Lidiane assumiu o cargo de professora regente do Pré 1, onde está até o momento. “O Colégio São Luís teve um impacto profundo na minha vida pessoal e profissional. Diversas oportunidades me foram oferecidas para aperfeiçoar meus valores e desenvolver novas habilidades, proporcionando um desenvolvimento integral em todas as dimensões. Ao longo desses 15 anos convivendo nesta instituição, tive contato com a Pedagogia Inaciana e com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, que me ajudaram a refletir e atuar com autonomia, fé, generosidade e comprometimento, para a maior glória de Deus. Como aluna, despertei o interesse por realizar trabalhos voluntários e ações solidárias, um hábito que cultivo até hoje. No âmbito profissional, mantenho o desejo e a inquietação por ser aprendiz, realizando formações frequentemente”, comenta.
O CSL proporcionou, ainda, melhorar a realidade e a condição social de sua família, dando oportunidades e uma qualidade de vida mais digna. “Trabalhar no mesmo colégio em que estudei reforça minha visão sobre a educação como um processo transformador e integral. Tive a oportunidade de vivenciar de perto o impacto positivo que os professores e a Pedagogia do Colégio São Luís tiveram na minha formação. Isso me inspira a me dedicar ainda mais aos alunos, buscando proporcionar a eles a mesma experiência enriquecedora e significativa que tive. Conhecendo a fundo a visão, os valores e a missão, sinto-me comprometida em continuar esse legado, cultivando um ambiente de aprendizagem que promove a educação e formação espiritual de estudantes criativos, competentes, conscientes e comprometidos na compaixão”, conclui.
Ensino Noturno do Colégio São Luís
Com 81 anos completados em 2024, o Ensino Noturno do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), teve início em 1929, quando o diretor da época, Ir. Olavo Pereira da Silva, SJ, aprovou a abertura da escola no período noturno para oferecer cursos a jovens que buscavam formação para ingressar no mercado de trabalho e não possuíam condições financeiras para subsidiar os custos. De Escolinha Noturna do Irmão Olavo Pereira da Silva, SJ, a instituição recebeu o nome de Escola Técnica de Comércio São Luís, em 1943, e oferecia cursos técnicos de Contabilidade, Redator-Auxiliar e Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas. Em 1976, a administração da Escola Técnica foi incorporada ao Colégio São Luís, mantendo-se um único nome, e o curso de Assistente de Administração passou a ser oferecido. Na década de 1980, o curso noturno passou por uma reformulação: o chamado 1º Grau (Ensino Fundamental) deixou de ser ofertado e foi substituído pelo 2º Grau (Ensino Médio regular). Já nos anos 2000, com a baixa procura pelos cursos técnicos, o CSL encerrou as atividades dessa modalidade de ensino e manteve somente o Ensino Médio Noturno.
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