Estudante do Colégio Anchieta (RS) é destaque na Olimpíada Nacional de Filosofia

Um ensaio filosófico sobre epistemologia rendeu ao estudante do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), Henrique Sulzbacher Hinrichs, de 17 anos, a medalha de prata na final da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL), promovida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Aluno da 2ª série do Ensino Médio, Henrique teve quatro horas para desenvolver seu texto, abordando temas como ceticismo, sentimentos e percepção.

A Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL) é um concurso de ensaios filosóficos em língua portuguesa, fundado em 2024 pela UFSM com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para chegar à final, cada escola indicou quatro participantes, que competiram em uma etapa regional, realizada no dia 28 de junho em todas as unidades da Federação, dissertando sobre variados temas filosóficos. Henrique se destacou, conquistando a medalha de ouro nessa fase. Outros dois estudantes do Ensino Médio do Anchieta também foram premiados: Ana Xavier, da 3ª série, recebeu menção honrosa, enquanto Guilherme Silveiro, da 1ª série, conquistou a medalha de bronze. No próximo mês, os três estudantes participarão de uma prova em busca de uma vaga na etapa internacional.

“O mais interessante disso tudo, além da medalha, é claro, foi a convivência com as outras pessoas. Achei todas muito parecidas comigo”, conta Henrique, que viveu uma experiência intensa com os colegas durante a etapa nacional, realizada entre os dias 17 e 20 de outubro na Universidade Federal de Santa Maria. Reunindo cerca de 40 jovens de diversas regiões do Brasil, a Olimpíada se destacou por promover uma experiência de integração e convivência entre os participantes, por meio de palestras, brincadeiras, programação cultural e turismo O professor de Filosofia, Thiago Gruner, que acompanhou o estudante na etapa nacional, ressalta que a Olimpíada não exige um repertório tradicional, repleto de filósofos e livros na ponta da língua. Em vez disso, “o aluno deve apresentar uma ideia original, que venha dele, e Henrique conseguiu fazer isso nas duas etapas”, destaca.

Henrique sempre teve grande interesse por física e já apresentou trabalhos escolares sobre o tema. “No ano passado, percebi que Henrique estava descobrindo coisas fora do currículo, por conta própria, nas conversas que tivemos”, explica o professor. Ao explorar esse campo, o aluno se deparou com a filosofia e a metafísica, tópicos que o levaram a ser o terceiro mais bem colocado da competição no Brasil. Além disso, as trocas de ideias com o professor e o interesse por epistemologia despertado em sala de aula também contribuíram para enriquecer seu repertório.

Clique aqui para ler o ensaio escrito pelo estudante.

Fonte: Colégio Anchieta (RS)

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