A sétima edição do Encontro de Formação Integral (EFI) da Rede Jesuíta de Educação (RJE) aconteceu entre os dias 07 e 16 de outubro. Acompanhados de nove ex-alunos monitores e 13 educadores, 64 estudantes do Ensino Médio de 13 das 17 unidades educativas da Rede participaram de atividades inspiradas pela história de conversão de Santo Inácio e vivenciaram os Exercícios Espirituais adaptados à sua faixa etária. Cada dia da imersão relembra uma etapa significativa do fundador da Companhia de Jesus em regiões, como Loyola, Pamplona e Manresa. Os principais temas trabalhados são autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, e, mais recentemente, desde 2022, o Projeto de Vida.
De volta à rotina escolar, os jovens puderam compartilhar a experiência com as equipes diretivas de suas unidades. Ao retornar do encontro, os estudantes do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de dar continuidade à luz que se acendeu em seus corações por meio de um projeto proposto por eles e apresentado aos diretores. “No EFI, pude me encontrar e me entender como pessoa, fiz amizades que levarei para a vida e me conectei com Deus. Sinto uma alegria imensa ao perceber que deixei um pouco de mim em cada lugar do Brasil durante esse momento. É surreal pensar que essa etapa se encerrou, mas tenho a esperança de que seja apenas o início de uma nova jornada. Afinal, o verdadeiro EFI começa agora, como verdadeiros líderes inacianos”, afirmou Vinicius Porfirio. “EFI é intensidade, mudança, metamorfose, aprendizado, amizade…É impossível descrever numa palavra só, mas acima de todas as coisas: EFI é amor. Lá, eu me curei e aprendi, tanto com as experiências, quanto com as pessoas que estiveram comigo. Foi, honestamente, a melhor experiência da minha vida”, completou Fernanda Salles.
A delegação do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), composta por sete estudantes, um ex-aluno e o pastoralista Rafael Nascimento, da Formação Cristã, apresentou à Direção da instituição as aprendizagens especiais construídas durante o evento. Os estudantes foram recebidos pelo diretor-geral, professor Sérgio Silveira, e pelo diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza. “Receber os nossos alunos foi uma experiência muito bonita. Eles voltaram carregados de emoção, com o coração cheio de vontade de fazer coisas novas aqui na escola. Mas, acima de tudo, também puderam compartilhar um pouco das experiências que eles viveram por lá. Para nós, é uma alegria muito grande poder indicar esses alunos e recebê-los com tanta euforia, retornando deste encontro tão importante para nossa Rede”, destacou o diretor-geral.