Antes do início de cada ano letivo, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se preparam para acolher estudantes e famílias. As jornadas pedagógicas, momentos de formação e reflexão para os educadores, são essenciais nesse processo, fortalecendo a missão de educar com excelência. Com palestras, oficinas e diálogos, as atividades promovem a troca de experiências e renovam o compromisso com uma educação transformadora.
Com duração de três dias, o Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), realizou a Jornada de Formação Continuada 2025 com o objetivo de promover um espaço de reflexão, desenvolvimento coletivo e partilha de boas práticas para os colaboradores do colégio. Durante o evento, os colaboradores participaram de momentos de espiritualidade, com a equipe de Formação Cristã e Pastoral, e palestras sobre inovações e tradições na educação, bem como sobre a filantropia da RJE, proporcionando um entendimento mais profundo dos projetos e atuações da instituição. Também houve espaço para a apresentação da Campanha da Fraternidade 2025, além de oficinas sobre temas, como cultura maker, inteligência artificial, multissensorialidade, comunicação não-violenta, Simula Sanfra, Pacto Educativo Global e formações pastorais. Para concluir o evento, foi celebrada uma missa em ação de graças pelo início do ano letivo. Na ocasião, colaboradores que completaram anos de dedicação à missão educativa do Sanfra foram homenageados. Ao final, foram distribuídos kits institucionais.
Os educadores e colaboradores de diversos setores do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), participaram de um momento especial de acolhida, diálogo e integração. A programação também contou, ainda, com uma visita aos novos espaços do Vieirão e um encontro pedagógico de alinhamento para a volta às aulas.
Em Curitiba (PR), a equipe diretiva do Colégio Medianeira reuniu-se com as lideranças acadêmicas e administrativas. A programação teve acolhida e espiritualidade, comunicações gerais e apresentação do projeto acadêmico de 2025. Os educadores também plantaram e regaram uma muda de Araçá, e cada um foi convidado a adubar o plantio com compromissos para a construção de uma casa comum de esperança, levando em conta a Ecologia Integral, a interligação entre o ser humano, a natureza e o meio ambiente.
Na Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), em Teresina (PI), os colaboradores vivenciaram o Retiro Inaciano, um momento especial de oração, reflexão e renovação. Os educadores da Escola Padre Arrupe assistiram à palestra da psicóloga Karla Lima sobre Janeiro Branco – um convite nacional para a promoção da saúde mental. A especialista utilizou de didáticas individuais e em grupo, com a exposição de 13 temas importantes na vida pessoal e profissional para cada educador presente. Realizada entre os dias 08 e 10 de janeiro, a Jornada Pedagógica do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), foi uma preparação para o início do ano letivo. Os professores, assistentes, auxiliares e estagiários participaram de momentos de planejamento, reflexão e troca de conhecimentos.
Olhar para o passado, compreender o presente e projetar o futuro: com essa perspectiva, cerca de 440 colaboradores participaram da Jornada Pedagógica-Administrativa do Colégio São Luís, em São Paulo (SP). A jornada também contou com a participação, no primeiro dia, de algumas famílias convidadas, em uma iniciativa que integra a implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), reforçando o compromisso com uma gestão participativa e colaborativa. A programação incluiu uma palestra sobre o enfrentamento ao bullying e a construção de uma cultura de paz e oficinas para integrar as áreas acadêmicas e administrativas. Palestras, dinâmicas em grupo, treinamentos, trocas de experiências e reuniões de planejamento proporcionaram uma oportunidade para aprofundar os princípios da pedagogia inaciana, refletindo sobre o papel de cada educador na missão educativa do São Luís.
A Pedagogia Inaciana na formação integral, reflexões sobre o impacto das telas e redes sociais na vida dos jovens, a sustentabilidade no cotidiano escolar, o currículo bilíngue e os avanços no programa de mobilidade internacional foram alguns dos destaques que nortearam as discussões da Jornada Pedagógica 2025 do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ). Foram dias intensos de formação, reflexões e troca de experiências, aprofundando temas essenciais para a missão educativa.