Antes do início de cada ano letivo, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se preparam para acolher estudantes e famílias. As jornadas pedagógicas, momentos de formação e reflexão para os educadores, são essenciais nesse processo, fortalecendo a missão de educar com excelência. Com palestras, oficinas e diálogos, as atividades promovem a troca de experiências e renovam o compromisso com uma educação transformadora.
Com duração de três dias, o Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), realizou a Jornada de Formação Continuada 2025 com o objetivo de promover um espaço de reflexão, desenvolvimento coletivo e partilha de boas práticas para os colaboradores do colégio. Durante o evento, os colaboradores participaram de momentos de espiritualidade, com a equipe de Formação Cristã e Pastoral, e palestras sobre inovações e tradições na educação, bem como sobre a filantropia da RJE, proporcionando um entendimento mais profundo dos projetos e atuações da instituição. Também houve espaço para a apresentação da Campanha da Fraternidade 2025, além de oficinas sobre temas, como cultura maker, inteligência artificial, multissensorialidade, comunicação não-violenta, Simula Sanfra, Pacto Educativo Global e formações pastorais. Para concluir o evento, foi celebrada uma missa em ação de graças pelo início do ano letivo. Na ocasião, colaboradores que completaram anos de dedicação à missão educativa do Sanfra foram homenageados. Ao final, foram distribuídos kits institucionais.
Os educadores e colaboradores de diversos setores do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), participaram de um momento especial de acolhida, diálogo e integração. A programação também contou, ainda, com uma visita aos novos espaços do Vieirão e um encontro pedagógico de alinhamento para a volta às aulas. Em Curitiba (PR), a equipe diretiva do Colégio Medianeira reuniu-se com as lideranças acadêmicas e administrativas. A programação teve acolhida e espiritualidade, comunicações gerais e apresentação do projeto acadêmico de 2025. Os educadores também plantaram e regaram uma muda de Araçá, e cada um foi convidado a adubar o plantio com compromissos para a construção de uma casa comum de esperança, levando em conta a Ecologia Integral, a interligação entre o ser humano, a natureza e o meio ambiente.
Na Escola Santo Afonso Rodriguez (Esar), em Teresina (PI), os colaboradores vivenciaram o Retiro Inaciano, um momento especial de oração, reflexão e renovação. Os educadores da Escola Padre Arrupe assistiram à palestra da psicóloga Karla Lima sobre Janeiro Branco – um convite nacional para a promoção da saúde mental. A especialista utilizou de didáticas individuais e em grupo, com a exposição de 13 temas importantes na vida pessoal e profissional para cada educador presente. Realizada entre os dias 08 e 10 de janeiro, a Jornada Pedagógica do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), foi uma preparação para o início do ano letivo. Os professores, assistentes, auxiliares e estagiários participaram de momentos de planejamento, reflexão e troca de conhecimentos.
Olhar para o passado, compreender o presente e projetar o futuro: com essa perspectiva, cerca de 440 colaboradores participaram da Jornada Pedagógica-Administrativa do Colégio São Luís, em São Paulo (SP). A jornada também contou com a participação, no primeiro dia, de algumas famílias convidadas, em uma iniciativa que integra a implementação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE), reforçando o compromisso com uma gestão participativa e colaborativa. A programação incluiu uma palestra sobre o enfrentamento ao bullying e a construção de uma cultura de paz e oficinas para integrar as áreas acadêmicas e administrativas. Palestras, dinâmicas em grupo, treinamentos, trocas de experiências e reuniões de planejamento proporcionaram uma oportunidade para aprofundar os princípios da pedagogia inaciana, refletindo sobre o papel de cada educador na missão educativa do São Luís.