Nos dias 19 e 20 de março, representantes dos setores de Comunicação dos colégios São Luís e São Francisco Xavier, de São Paulo (SP), Catarinense, de Florianópolis (SC), Medianeira, de Curitiba (PR), Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), Antônio Vieira, de Salvador (BA), e Jesuítas, de Juiz de Fora (MG), além de membros da equipe da Comunicação da Província dos Jesuítas do Brasil, estiveram presentes no Anec Summit Comunicação e Marketing, evento promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo (SP), voltado a comunicadores de escolas, faculdades e universidades católicas de todo o país.
O encontro proporcionou momentos de troca, aprendizado e inspiração, e teve como foco a importância da comunicação na identidade institucional e no relacionamento com a comunidade, além de estratégias para atender às demandas do mundo atual. Entre os destaques dos dois dias, estiveram LGPD nas instituições educacionais católicas, desafios do marketing educacional, transformação digital, gestão de crise, novos cenários para a Assessoria de Imprensa, campanhas de matrícula e estratégias de comunicação com empatia e inteligência emocional. No primeiro dia, o público teve a oportunidade de conhecer boas práticas na Educação Católica, com a apresentação de iniciativas inspiradoras de várias instituições de ensino, abordando o impacto da comunicação estratégica e do protagonismo estudantil no engajamento da comunidade escolar. O coordenador de comunicação do Colégio dos Jesuítas, Mauro Gabriel Fonseca, apresentou o case Gestão de crise com transparência e disponibilidade.
Já no segundo e último dia do evento, Silvana Lewandoski, advogada e coordenadora da Procuradoria Jurídica da Província dos Jesuítas do Brasil, foi a convidada da palestra LGPD nas instituições educacionais católicas: boas práticas e desafios na proteção de dados. Em sua fala, a especialista explicou que a LGPD se baseia em dez princípios para o tratamento de dados, no entanto, destacou os quatro principais: finalidade, os dados devem ser coletados para um propósito legítimo e específico; adequação, os dados coletados devem ser apropriados à finalidade proposta; necessidade, deve-se coletar apenas os dados estritamente necessários para o objetivo pretendido; e transparência, de maneira que o titular dos dados deve ter conhecimento claro sobre como suas informações estão sendo utilizadas. “A comunicação eficaz, tanto interna quanto externa, é uma forma importante de evitar incidentes. Estou muito feliz de estar participando deste evento, pois ele contribui para dar mais segurança às instituições, e acredito que a Anec fez um excelente trabalho ao promover esses debates”, falou Silvana, em entrevista exclusiva para a Anec.
“‘Viver é aprender’. A frase, que estava na apresentação que o Marcelo Cordeiro fez no Anec Summit Comunicação e Marketing, expressa bem o motor que nos faz buscar novos conhecimentos para aprimorarmos nossos saberes e fazeres. Isso tem muito a ver com o Magis inaciano: querer fazer o melhor que podemos e seguir tentando ir além. Nestes dois dias, tive a alegria de ouvir muitos colegas de profissão, que compartilham das mesmas dores e delícias da comunicação em instituições educativas católicas. Foi inspirador ver outras perspectivas, novos projetos, experiências diferentes ‐ uma oportunidade de parar, refletir e deixar nascer novas ideias e aprender mais para buscar fazer melhor. A vivência foi duplamente gratificante por poder partilhar esse momento com colegas queridos da Rede Jesuíta de Educação”, comentou Carolina Coutinho, coordenadora de comunicação do Colégio Santo Inácio. “O evento foi sensacional, pela adesão e quantidade de participantes. Saio agradecida pela oportunidade. Nunca tivemos tanto a participação das nossas escolas da Rede”, completou a assessora de comunicação da Província, Ana Claudia Klein.
Após o término do evento, o grupo de comunicadores visitou os dois colégios da RJE em São Paulo: o Colégio São Francisco Xavier e o Colégio São Luís. Além de conhecerem a infraestrutura, os profissionais tiraram dúvidas sobre os processos de comunicação e conversaram com os diretores-gerais das instituições: Pe. Tárcio Santos, SJ, e Pe. Edison de Lima, SJ.