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O processo de acolhimento na Educação Infantil

A chegada a um novo ambiente sempre desperta curiosidade e, muitas vezes, receio sobre o que será encontrado. Isso também acontece nas escolas, especialmente com as crianças que iniciam sua jornada na Educação Infantil. No Colégio Anchieta, o processo de adaptação aos novos espaços, professores e colegas é tratado como uma etapa essencial tanto para os pequenos quanto para suas famílias. Esse acolhimento inicial é fundamental para a construção da confiança, das relações interpessoais e de um ambiente seguro, que prioriza o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.

Além de proporcionar um ambiente acolhedor, que permite às crianças explorar, conhecer e aprender, as primeiras semanas são marcadas por expectativas e descobertas. No Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), esse período de adaptação ocorre de forma leve e respeitando o tempo de sociabilização de cada criança, sempre priorizando experiências individuais e coletivas. Segundo a orientadora educacional da Educação Infantil, Renata da Silva Marques, “o processo de adaptação é cuidadosamente planejado para acolher as crianças de maneira gradual e afetuosa. O foco é criar um ambiente seguro e acolhedor, onde elas possam explorar, brincar e aprender no seu próprio ritmo. O processo inclui atividades lúdicas, integração com os colegas e apoio emocional contínuo dos educadores. A equipe pedagógica também trabalha em parceria com as famílias para garantir que as necessidades emocionais e de aprendizagem de cada criança sejam atendidas”.

A adaptação ocorre em etapas e envolve tanto as crianças quanto suas famílias. Nesse momento, é fundamental trabalhar com os pequenos as emoções da despedida e da separação dos pais, além de estimular a descoberta do novo ambiente, a convivência com novos adultos e a interação com outras crianças. Durante as primeiras semanas, os ajustes são normais, e o apoio da família é essencial para que a criança se sinta amada, acolhida e segura em sua nova rotina. Para Natália Schmitt Silveira, mãe da Lívia, que está no Infantil B e no projeto Interação, o suporte e acolhimento das professoras foi fundamental para um período de adaptação leve e tranquilo: “A volta às aulas foi um período desafiador para nossa família, mas de muito acolhimento. Nossa filha mais nova, Lívia, iniciou o Infantil B e o projeto Interação. Ela estava super empolgada para o retorno às aulas, mas nos momentos das despedidas foi bem resistente nos primeiros dias. O acolhimento das professoras e de toda a equipe foi fundamental. A Lívia foi resgatando e criando vínculos com professoras, apoiada pela equipe de coordenadoras escolar e educacional. O processo foi feito com paciência e firmeza. Lívia foi algumas vezes para a sala da coordenadora Renata e a “levou” para a sala de aula querendo um colo. Outro ponto importante foi a redução do momento de despedida que foi facilitado com a chegada acompanhada pelo papai”, relata Natália.

Para Renata, os pais podem contribuir estabelecendo uma rotina em casa, conversando sobre os momentos vivenciados na escola, demonstrando paciência e encorajando a criança. “Manter um diálogo positivo sobre as experiências na escola e criar uma rotina estruturada ajudam a criança a se sentir mais segura. Pequenos hábitos diários fazem toda a diferença para um desenvolvimento saudável”, reforça a orientadora. Adaptar-se é acolher, é se habituar a criança, mas também que a criança e sua família de adequem a vida escolar e aos princípios e valores da instituição. E, nesse contexto, a ida da criança para a escola também pode ser um momento delicado e difícil para os pais, que sofrem com essa ruptura e que necessitam de atenção e orientação sobre como lidar com essa nova fase de desenvolvimento e autonomia do filho.

Como a família pode ajudar

A Educação Infantil marca o primeiro contato da criança com o ambiente escolar, tornando ainda mais importante a integração com as pessoas e as experiências ali vivenciadas. Natália ainda relembra as experiências do seu primeiro filho junto à Educação Infantil do Colégio Anchieta: “Em casa temos o exemplo do mano Antônio, que tem as melhores lembranças do projeto, professoras e equipe. Ele se desenvolveu além do círculo de seu grupo do turno escolar regular, viveu experiências e se sentiu valorizado pelas suas habilidades. O Colégio conta com espaços internos e externos ótimos, oficinas lúdicas e criativas, todo o projeto é pensado para criar ricas experiências que ficarão para sempre”, lembra Natália Schmitt Silveira, mãe do Antônio, que hoje está no 2º ano do Ensino Fundamental I do Anchieta.

Esse período inicial abre um leque de interações fundamentais para o desenvolvimento e a autonomia infantil. Renata destaca que as famílias podem auxiliar nesse processo ao garantir um ambiente tranquilo e acolhedor em casa, respeitando horários regulares de sono, alimentação equilibrada e tempo para atividades físicas e brincadeiras. “Os pais devem estar atentos às angústias e medos das crianças e oferecer apoio emocional, ajudando-as a enfrentar essa nova fase com segurança e confiança”, complementa.

Por isso é tão necessário que exista uma parceria entre a escola e a família, como forma de demonstrar ao estudantes que os pais e seus responsáveis possuem total confiança na instituição, pois a criança, por mais que seja pequena, consegue sentir e perceber quando os pais estão ansiosos ou inseguros em relação a algo ou alguém. Dessa forma, o diálogo constante, a segurança e o estabelecimento de uma rotina para a criança são essenciais para que esse processo se perpetue. Para Renata, a rotina traz benefícios para os pequenos pois “é um fator fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Ela auxilia na segurança e previsibilidade, o que ajuda a criança a entender e se preparar para o que vem a seguir.

Quando as atividades do dia a dia são realizadas dentro de um padrão, a criança começa a internalizar hábitos, como horários para se alimentar, dormir, realizar atividades e brincar, o que contribui para o desenvolvimento da autonomia e da organização. Entre os benefícios principais de uma rotina para a criança estão: sentimento de segurança e confiança. A rotina ajuda a criança a se sentir segura, porque ela sabe o que esperar e pode prever o que acontecerá ao longo do dia. Isso é especialmente importante nos primeiros anos de vida, quando as crianças estão começando a explorar o mundo e a entender seu papel nele”, afirma a Orientadora.

Dicas para um acolhimento tranquilo

Para ajudar pais e crianças durante as primeiras semanas de adaptação, o Colégio Anchieta compartilha cinco dicas fundamentais:

  1. Presença nos primeiros dias: sempre que possível, um dos responsáveis deve acompanhar a criança no início da jornada escolar, garantindo segurança e confiança;
  2. Diálogo sobre a nova fase: antes do início das aulas, converse com seu filho sobre o novo ambiente, os amigos e as descobertas que ele terá;
  3. Respeito ao tempo da criança: cada criança tem seu próprio ritmo de adaptação. Respeite esse processo sem comparações;
  4. Choro faz parte do processo: é natural que a criança chore ao se separar dos pais. Explique que logo vocês estarão juntos novamente e incentive-a a aproveitar o tempo na escola.
  5. Despedidas seguras: nunca saia escondido. Despeça-se de forma natural e reforce que retornará para buscá-la, transmitindo segurança e confiança.

A adaptação escolar é um processo que envolve acolhimento, paciência e parceria entre escola e família. A presença ativa dos pais, aliada a um ambiente estruturado e acolhedor, contribui significativamente para a construção de um vínculo positivo com a escola e para o desenvolvimento emocional e educacional da criança.

Fonte: Colégio Anchieta (RS)

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