O professor de matemática do Ensino Médio do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), Paulo Roberto Fernandes II, participou de uma reportagem da Revista Crescer, abordando como a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada de forma consciente e pedagógica no auxílio às tarefas escolares dos estudantes.
Na entrevista, ele destacou a importância de os pais acompanharem o uso dessas ferramentas, garantindo que a IA seja um complemento ao aprendizado, e não uma substituição do esforço e do raciocínio dos estudantes. Ele também explicou como diferentes faixas etárias podem se beneficiar de abordagens distintas, respeitando o nível de autonomia e compreensão de cada criança. “Crianças menores podem usar ferramentas mais simples e intuitivas. Por exemplo, IAs que solicitam prompts para gerar imagens ajudam as crianças menores a desenvolver argumentações, coesas, mais claras e coerentes. Alunos mais velhos podem se beneficiar de ferramentas mais avançadas, como o ChatGPT, GEMINI, COPILOT e DEEP SEEK”, destacou Paulo II.
Fonte: Colégio dos Jesuítas