Em 2024, a Escola Padre Agostinho Castejón (Epac), no Rio de Janeiro (RJ), recebeu um novo convite para participar do processo seletivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Rio de Janeiro. A iniciativa do governo brasileiro fornece alimentação a estudantes da Educação Básica e promove ações de educação alimentar e nutricional. São atendidos alunos de escolas públicas, filantrópicas e de entidades comunitárias conveniadas com o poder público. Em cada fase escolar existe um valor específico por aluno.
A Epac já acompanhava os editais e aperfeiçoou os seus processos para que pudesse atender os requisitos e, assim, fazer parte do Programa. Após o caminho de atendimento às solicitações da convocatória, envio de documentação e abertura de conta, o recurso recebido foi destinado para qualificar a alimentação diária das crianças dos dois aos cinco anos de idade atendidas em período integral. A escola possui um Projeto de Alimentação Escolar que tem como objetivo principal promover hábitos saudáveis de alimentação e, através da transversalidade pedagógica, garantir segurança nutricional e desenvolvimento sadio no ambiente escolar. “Foi um processo de grande aprendizagem por ser uma nova regulamentação. Ampliou muito a diversidade alimentar ofertada e a transversalidade com o projeto pedagógico de oferecer frutas diferentes, contextualizar e contar histórias. Sempre com garantia na segurança alimentar, com mais opções num momento de elevação de preços”, afirmou a diretora-geral da Epac, Ana Tobias.
A verba é anual, o edital é publicado no segundo semestre e são disponibilizados quatro meses para seu uso. A obra, agora, aguarda para tentar novamente receber este valor, uma vez que tem empreendido os esforços necessários para que permaneça em condição de elegibilidade, ao passo que também caminha no trabalho para ampliar suas fontes de recursos. Localizada na Comunidade Santa Marta, no bairro de Botafogo, a Epac é uma obra da Companhia de Jesus e uma das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que atende 144 crianças. Para conhecer mais o trabalho, clique aqui. Interessados em apoiar a Epac podem entrar em contato pelo e-mail kenny.cunha@rjcepac.org.br.