Um novo prédio, com novas salas de aulas, com espaços diferentes do que se estava acostumado a brincar, novos colegas e professores e mais uma grande surpresa: uma nova rotina. São com essas várias mudanças e dúvidas que ocorre a tão sonhada e desafiadora transição da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental I. No Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), além do apoio para que as crianças se sintam seguras ao longo dessa transição, suporte e fluidez são noções chave para que esse processo não represente uma ruptura para os estudantes. Planejamento e boas práticas por parte dos professores e gestores também são fundamentais. Os educadores precisam trocar informações entre si para entender como acolher cada estudante em seu percurso de aprendizagem e conversar com as famílias, alinhando expectativas como forma de diminuir as expectativas e preocupações, para que essa fase seja repleta de novas descobertas e de memórias afetivas que os estudantes levarão para a vida adulta.
No 1º ano do Ensino Fundamental I, o período para que uma criança se adapte à nova fase geralmente é mais curto em comparação com um aluno da Educação Infantil, pois quase sempre a criança viveu outras experiências escolares. Segundo a orientadora educacional do Ensino Fundamental I, Luciane Costa dos Santos, “os professores e demais educadores se preparam para o acolhimento afetuoso e respeitador, compreendendo que as crianças são diferentes e, por isso, necessitam de apoio e investimento em todos os aspectos – emocional, cognitivo e psicomotor. Aquele que necessitar de um tempo maior para se adaptar será respeitado, a família será orientada e o planejamento costuma ser mais flexível, com vistas ao investimento na integração e socialização no novo espaço”, destaca. Além disso, o período de adaptação varia conforme a faixa etária, experiências escolares anteriores e a maneira como a família lida com o novo. “Crianças que ingressam no 1º ano no Ensino Fundamental I passam por um período transitório, que se refere à saída da Educação Infantil e a entrada no ensino formal. Normalmente, observamos um certo luto pelo tempo e espaços vividos na Educação Infantil. Pela experiência que temos, algumas crianças demonstram um estranhamento da nova rotina, que, embora contenha momentos de ludicidade, passa a ter maior exigência e momentos mais dirigidos”, observa.
Outro aspecto importante é apresentar para os pais o novo currículo, os objetivos de aprendizagem e a proposta pedagógica do colégio, além de falar sobre a função social da alfabetização. Além disso, os pais contribuem quando confiam na escolha da escola, possibilitam o crescimento do filho e investem desde cedo na autonomia. “Além disso, é de suma importância o controle das expectativas e ansiedade, respeitar o tempo da criança, acolhendo seus receios e angústias e a encorajando a vencer os desafios”, enfatiza a orientadora.
Os pais devem estar cientes de que o período de adaptação é fundamental para a segurança e o êxito da criança na escola. “Ter conhecimento do perfil comportamental do seu filho frente ao novo, acolher sentimentos, dar apoio e encorajar para que tudo corra bem e de forma natural é essencial. Respeitar o tempo da criança, ser apoio, colaborar e confiar nos processos e orientações da escola são atitudes fundamentais”, relata a educadora. Durante o período de adaptação, os pais devem cuidar também da própria ansiedade, evitando ficar mais temerosos do que a criança. “Deve-se zelar por uma rotina e hábitos saudáveis em casa, como alimentação adequada, hora do sono regrada e evitar muitas perguntas sobre a escola. Acolher os sentimentos e emoções da criança e auxiliar na regulação também é essencial. Além disso, buscar sempre o diálogo com a escola e seguir as orientações e combinados facilita muito”, afirma.
Para Natália Schmitt Silveira, mãe do Antônio, que atualmente está no 2º ano do Ensino Fundamental, a transição da Educação Infantil para o 1º ano foi conduzida com leveza e clareza, o que ajudou a família nessa nova fase do filho. “O Antônio se adaptou bem na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A professora do Infantil C foi fundamental no preparo, respeitando e valorizando cada criança e seu potencial, tudo com muito amor e carinho. No primeiro ano, enfrentou os novos desafios, inseriu a tarefa do dever de casa, sentiu falta do brincar mais e tempo livre, mas desenvolveu muito suas novas capacidades, revela a mãe.
Seguir uma rotina organizada promove a previsibilidade do que irá acontecer, deixando a criança mais segura e participativa. Além disso, auxilia na construção do tempo para a criança, proporcionando uma referência clara sobre as atividades ao longo do dia.
Fonte: Colégio Anchieta (RS)