Para refletir sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying à Violência nas Escolas (07 de abril), as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) promoveram diversas atividades com estudantes, educadores e famílias. Inspiradas pelos valores da justiça, do respeito mútuo e do cuidado com o outro, as ações reforçaram o compromisso da educação inaciana com a construção de ambientes escolares seguros, acolhedores e promotores da dignidade humana. De rodas de conversa a campanhas internas, passando por momentos de escuta, as iniciativas buscaram fortalecer a cultura da paz e da convivência saudável no cotidiano escolar.
Os estudantes do Ensino Médio do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), tiveram palestras com diferentes profissionais. Brenda Sacinelli, psicóloga especialista em adolescência, falou sobre os desafios desse período da vida e o papel da escola como espaço de construção de identidade. Simone Gomes, promotora de justiça, trouxe reflexões importantes sobre o bullying e o cyberbullying, reforçando o compromisso coletivo com a proteção e o respeito nas relações. Já Larissa Davidovich, defensora pública, conversou com os jovens sobre o valor da empatia e do respeito na convivência escolar, destacando a importância de construir relações saudáveis e responsáveis. Além das palestras, os alunos participaram de vivências significativas, como as dinâmicas O Peso das Palavras e E se fosse você?, que despertaram reflexões profundas sobre o impacto do que dizemos e ouvimos no cotidiano escolar.
Entre os dias 07 e 11 de abril, o Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), promoveu a II Semana de Prevenção ao Bullying e ao Cyberbullying, com o tema Faça amigos, não faça bullying. O Serviço de Orientação Educacional (SOE) organizou uma palestra sobre quais ações configuram bullying para as turmas da 2ª série do Ensino Médio com a psicóloga e perita no Ministério Público, Ana Paula Schmidt Lourenço; o professor e mestre em Sociologia, Pablo Fernandes Costa, que também ministra aulas de Sociologia para os estudantes do Anchieta; e o jesuíta Higor Jesus de Lima. Ao final do encontro, os estudantes realizaram perguntas aos convidados e, encaminhados às salas de aulas, elaboraram propostas de intervenção sobre os temas abordados.
Já as ações com as crianças da Educação Infantil foram conduzidas pela orientadora educacional Renata Marques. No Infantil A, a leitura da história O Livro da Gentileza, de Todd Parr, deu início a uma roda de conversa sobre o cuidado com o outro e a importância das pequenas gentilezas. As crianças puderam expressar frases carinhosas aos colegas e finalizaram o encontro com abraços e gestos de afeto. Nas turmas do Infantil B, um piquenique coletivo e a produção de desenhos em grupo promoveram momentos de integração e brincadeiras, reforçando um ambiente acolhedor e colaborativo. No Infantil C, a história A Ponte, de Eliandro Rocha, inspirou rodas de conversa sobre conflitos, respeito e cooperação. No 5º ano, a psicóloga Luciana Tisser conduziu a palestra Implicações do Bullying na Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, proporcionando reflexões importantes. Ainda em sintonia com a Campanha da Fraternidade, os(as) estudantes confeccionaram pulseiras da amizade, fortalecendo os laços entre colegas. As turmas do 6º ano assistiram ao filme Turma da Mônica: Lições e participaram de um CINE Fórum, seguido por um diálogo com a orientadora educacional e a entrega de folders informativos.
O Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), parou no segundo tempo de aulas do dia 07 de abril para que todos tivessem a oportunidade de ler e assinar um manifesto de combate ao bullying, impresso e disponibilizado em diversos espaços da escola. O ato marcou o lançamento da campanha Não ao Bulllying. Sim à Paz, que deve seguir durante todo ano letivo. “Temos no nosso DNA o cuidado com as pessoas, o acolhimento, para que todos sintam e tenham um ambiente propício para se desenvolver de forma plena”, disse o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira. “Como diz Santo Inácio, ‘em tudo amar e servir’ e estamos buscando que todos sigam nesse compromisso a serviço do amor e do cuidado uns com os outros”, completou em pronunciamento, em vídeo que foi divulgado de forma simultânea para todos os estudantes.
O Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), promove, durante todo o mês de abril, uma série de ações voltadas à conscientização e prevenção do bullying entre os estudantes. Estudantes das turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental se reuniram no pátio central da Unidade de Ensino I para a palestra do projeto TALK TIME. O evento reuniu os alunos para uma reflexão sobre respeito, empatia e prevenção ao bullying.
Os estudantes do Ensino Fundamental 2 do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), participaram de aulas especiais discutindo o tema Bullying. As aulas ocorreram dentro do Laboratório Vidahs e tiveram como objetivo debater o que é bullying, como ele afeta as pessoas e as marcas, por vezes invisíveis, que ele deixa. Durante a atividade, eles foram convidados a olhar com empatia e respeito às diferenças, de modo a entenderem quais são as marcas emocionais duradouras que atitudes de bullying podem deixar.
Os estudantes do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), participaram, de 07 a 11 de abril, da XI Semana da Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying. Durante o evento, foram realizados diversos projetos que estimularam reflexões sobre a importância de enfrentar as várias formas de agressão e intimidação no ambiente escolar.
No dia 07 de abril, o Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), deu início à edição 2025 da campanha #nãoésóumabrincadeira, iniciativa alinhada aos princípios da Cultura do Cuidado, com o tema Relações Gentis – Palavras que abraçam, atitudes que inspiram. A campanha tem como objetivo fomentar a reflexão e a ação em prol da gentileza como caminho para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e seguro. Os grupos de liderança inaciana do 8º ano visitaram as turmas do 4º ano. Durante o encontro, foi realizado um quiz interativo sobre bullying e cyberbullying, proporcionando momentos de reflexão e aprendizado.