Queridos irmãos, queridas irmãs.
Enquanto celebramos a Páscoa do Senhor, nos despedimos do Papa Francisco que fez a sua páscoa nesta manhã do dia 21 de abril de 2025. Permaneçamos unidos na oração, agradecendo a Deus por tanto bem que recebemos do seu pontificado.
À continuação de seus predecessores, o Papa Francisco nos deixou profundo exemplo de paz, reconciliação e humildade. Algumas de suas palavras e gestos nos acompanharão por muitas gerações: pediu que rezássemos por ele, renunciou a muitos privilégios, animou os padres a terem cheiro de ovelhas, lavou os pés de presidiários, refugiados e mulheres, ajudou-nos a viver uma Igreja sinodal e em saída, promoveu a vida da juventude e a Amazônia, convocou a todos para viver uma ecologia integral e cuidar da Casa Comum, convidou-nos a insistir na oração, afirmou que o Espírito atua em todos os batizados e todos de boa-fé, destacou que todos devem ser escutados, dialogou com diversas religiões e afirmou que o chamado de Deus é para todos, todos, todos.
Ao tempo de sua eleição, ficamos muito surpresos: um Papa Jesuíta! Bergoglio! Um latino-americano! E ele não deixou de nos surpreender ao longo dos doze anos que liderou a Igreja de Cristo. Viveu de forma coerente ao nome que escolheu e honrou o santo irmão dos pobres, da água, da terra, do sol, da lua, da morte natural. Atualizou para nós o legado de São Francisco. Lembrou-nos como é importante louvar o Criador por todas as coisas e em todo tempo. E nós, que vivemos a espiritualidade inaciana, reconhecemos também nisso a sua profunda vivência dos Exercícios Espirituais. Seu papado foi uma inteira contemplação ad amorem e ele foi fiel ao buscar e encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus.
Francisco manifestou o seu carinho por todas as pessoas e por toda a criação. E nós, brasileiros, experimentamos também muitas vezes seus gestos de atenção. Lembramos com o coração agradecido que a sua primeira viagem apostólica foi ao Brasil, para a realização da Jornada Mundial da Juventude 2013, que nos deixou como legado o Magis Brasil.
Guardaremos com alegria a sua vida, Francisco. Vamos nos empenhar para viver fiéis ao Cristo para o qual você sempre apontou, o Cristo das Escrituras, que se coloca ao lado dos mais pobres e vulneráveis, que defende o órfão e a viúva, que dá a vida em resgate por muitos. Continuaremos a viver este ano jubilar com renovada esperança, que não confunde pois está fundada no Ressuscitado.
Irmãs e irmãos, companheiras e companheiros de Jesus, rezemos com confiança, louvando a Deus pela vida do Papa Francisco, e peçamos a luz do Espírito para que a Igreja continue a crescer no seguimento do Cristo, pobre e humilde.
Que a alegria do Ressuscitado seja sempre a nossa esperança.
Em Cristo.
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial da Companhia de Jesus no Brasil