Durante a Semana Santa, as unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se transformaram em espaços de profunda espiritualidade, encontro e reflexão. Por meio de celebrações, momentos de oração, encenações e ações solidárias, estudantes, educadores e famílias foram convidados a vivenciar o mistério pascal com sentido e profundidade, renovando o compromisso com os valores do Evangelho e com a missão de formar pessoas conscientes, competentes, criativas, compassivas e comprometidas com a transformação do mundo.
No Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), as contemplações dos “Mistérios da Paixão, vividas com os estudantes e suas famílias no Domingo de Ramos, e de maneira especial com as turmas do Ensino Fundamental I durante esta semana, convidaram os presentes a um clima de intimidade, memória, oração e reflexão. Com o auxílio das músicas, murais e símbolos, os estudantes também refletiram sobre a vida de Cristo. As celebrações pascais com todas as turmas do colégio acontecerão durante o Tempo Pascal, no mês de maio.
Em Porto Alegre (RS), o Colégio Anchieta realizou uma missa da Semana Santa, na Igreja da Ressurreição, reunindo jesuítas, colaboradores administrativos, professores e representantes da comunidade anchietana. Presidida pelo diretor-geral, Pe. Jorge Knapp, SJ, e concelebrada pelo reitor da Igreja, Pe. Guido Valli, SJ, a celebração foi um momento de pausa, silêncio e espiritualidade para que cada um pudesse se reconectar com os valores que nos inspiram no dia a dia. As crianças da Educação Infantil participaram da confecção de ninhos de Páscoa, que foram doados a instituições parceiras, além de vivenciarem momentos simbólicos, como a partilha do pão e do suco de uva.
Os estudantes do Ensino Fundamental I também se mobilizaram em atividades elaboradas pelo Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (Sorep). Já no Ensino Fundamental II, os estudantes do 6º ano e do 9º ano se engajaram na confecção e produção de ninhos, que promoveram a integração e espírito de equipe em cada turma. No Ensino Médio, os estudantes participaram da Páscoa Solidária, confeccionando ninhos e decorando caixas de bombons que também foram destinados à doação. Finalizando esse período com um gesto simbólico e significativo, os pães enviados às famílias foram abençoados pelo Pe. Guido.
Estudantes do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), reuniram-se na Casa de Retiros São José, em Mar Grande, para a Semana Santa Jovem 2025. Foi uma experiência inesquecível, conduzida pela equipe da Formação Cristã, que contribuiu para a formação integral dos estudantes e ex-alunos.
Em preparação para a Páscoa, os alunos do 5º ano A do Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), encenaram uma peça teatral para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I sobre os ensinamentos de Jesus em sua última ceia com os discípulos. A Igreja Santa Catarina de Alexandria também contou com uma programação especial. As celebrações começaram com a liturgia do Domingo de Ramos, com bênção e procissão, e seguiram com momentos significativos, como a celebração penitencial com confissões, a Missa da Ceia do Senhor, a liturgia da Paixão e a emocionante Vigília Pascal, finalizando com a Missa da Páscoa da Ressurreição.
As crianças da Educação Infantil tiveram um encontro especial com o Pe. Elcio José de Toledo, SJ, que falou sobre o verdadeiro sentido da Páscoa: amor, partilha e vida nova. Em seguida, os alimentos trazidos pelos alunos foram abençoados, recordando a Santa Ceia de Jesus com seus apóstolos. Já as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental se divertiram com a visita do coelhinho e da coelhinha da Páscoa, que animaram as salas com música. Os alunos do Novo Ensino Médio estiveram em Curitiba (PR), na Semana Santa Jovem (SSJ). Organizada em parceria com o Colégio Medianeira e a Paróquia Senhor Bom Jesus, a SSJ é um convite para viver o mistério pascal de forma profunda, participando de celebrações, atividades culturais e momentos de partilha.
Os estudantes do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), envolveram-se no projeto Vivência do Amor Maior, uma representação da Via Sacra. As crianças também assumiram o papel de pequenos discípulos na experiência do lava-pés. Na Semana Santa do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), a comunidade educativa uniu-se em uma procissão especial, do Galpão à Capela Santo Inácio, para a bênção dos ramos e celebração da Missa de Ramos. As crianças também participaram, durante as aulas, da cerimônia do lava-pés. Com ramos nas mãos, os estudantes do Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), participaram de uma procissão pela escola, revivendo a entrada de Jesus em Jerusalém.
As turmas da Educação Infantil até o 7º ano do Colégio Medianeira, em Curitiba (PR), viveram um momento especial de celebração da Páscoa. No coro da Capela, em um espaço preparado com muito cuidado, os estudantes, em conjunto com a Pastoral, relembraram o verdadeiro significado da Páscoa. Cada um fez seus agradecimentos e pedidos, acendendo uma vela que iluminou a mesa da celebração. Os estudantes ainda partilharam o pão e o suco de uva, em um gesto de comunhão e oração por aqueles que não têm o mínimo necessário.
No último encontro de catequese, em celebração à Páscoa, os catequizandos fizeram uma caminhada especial pela área externa do Colégio, refletindo sobre a Via Sacra. Ao passarem pelas estações espalhadas pelo Medianeira, contemplaram a Paixão de Jesus Cristo, em um momento de fé, silêncio e conexão espiritual. Os educadores da limpeza também tiveram uma celebração especial. Durante o encontro, acenderam velas como símbolo de luz e oração, fizeram seus agradecimentos e pedidos, e partilharam o pão e o suco de uva.
No Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto Pão da Vida, que promove a reflexão sobre o verdadeiro significado da Páscoa. A atividade contou com a presença do diretor-geral, Pe. Adilson Silva, SJ. As crianças assistiram a um vídeo reflexivo, partilharam seus entendimentos sobre a Páscoa, e, de forma lúdica e espiritual, moldaram seus próprios pães, colocando neles desejos de bondade e bênçãos para os colegas. Os estudantes do 3º ano recriaram a Última Ceia de Jesus. De maneira simbólica, eles lavaram as mãos uns dos outros como expressão concreta de cuidado, respeito e amor que se coloca em ação. Na missa do Domingo de Ramos ocorreu a entrega da Cruz aos jovens do catecumenato e o rito de admissão, marcando o acolhimento dos estudantes que iniciam sua preparação para o Sacramento da Crisma, com celebração prevista para 2026.
A comunidade educativa do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), se reuniu na Capela Nossa Senhora do Bom Conselho para celebrar o Domingo de Ramos. A missa foi presidida pelo diretor-geral, Pe. Edison de Lima, SJ. Na Escola Nhá Chica, em Montes Claros (MG), os pequenos encenaram a Via Sacra, participaram da cerimônia do lava-pés e estudaram os símbolos da Páscoa. Os estudantes da Escola Padre Arrupe, em Teresina (PI), encenaram a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.