Na última terça-feira, 22 de abril, aconteceu o lançamento do livro Direito Universal à Educação de Qualidade na América Latina – Casos: Brasil, Colômbia, México e Venezuela. A obra traz um “um olhar crítico sobre as políticas educacionais a partir de uma perspectiva de justiça social, inclusão e pedagogia inaciana”. Organizado pela Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (Cpal), Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi), Fundação Fé e Alegria, Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal) e Universidade Jesuíta de Guadalajara (Iteso), o livro apresenta o contexto de quatro realidades latino-americanas, suas práticas estatais e de políticas educacionais, e as deficiências observáveis nos percursos educacionais presentes na América Latina.
No prólogo, escrito pelo diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, ele reflete sobre os desafios e possibilidades da educação no contexto latino-americano, especialmente após a pandemia, e destaca a importância de repensar práticas e estruturas a partir da realidade dos sujeitos que constroem a educação no cotidiano. A obra, segundo Guidini, convida à ação transformadora inspirada nos princípios da pedagogia inaciana, dialogando com as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus e com os apelos do Papa Francisco. É uma convocação para que educadores, especialmente os jesuítas, se comprometam com uma educação de qualidade verdadeiramente inclusiva, crítica e humanizadora, que seja direito de todos.
O capítulo dedicado ao Brasil é apresentado por Lucimar Adão, coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), e por Daniel de Oliveira, orientador educacional no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA).
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