O Colégio São Luís, de São Paulo (SP), esteve representado no grupo de estudos The Reggio Emilia Approach to Education, realizado entre os dias 28 e 30 de abril, na cidade de Reggio Emília, na Itália. A equipe participante foi composta pelas as orientadoras educacionais Amanda Macri e Camilla Arantes, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano, Marilia Masini, e a diretora acadêmica, Beatriz Helena de Arruda Pereira Gallian.
Promovido anualmente pelo Reggio Children, pelo Centro Internacional Loris Malaguzzi e pela Red Solare Brasil, o grupo de estudos reúne educadores de diversas partes do mundo que compartilham o interesse por uma educação mais humana, colaborativa e centrada na escuta das crianças. Com duração de três dias, o curso combina fundamentos teóricos com vivências práticas em escolas municipais da cidade, além de oficinas e rodas de conversa com educadores italianos.
A abordagem Reggiana, como é conhecida, teve origem no pós-guerra, em 1945, a partir da iniciativa de pais e mães que decidiram construir uma nova escola para seus filhos com base em ideais de liberdade, justiça social e democracia. A comunidade vendeu tanques e equipamentos militares deixados pelos nazistas para financiar a construção da escola. A proposta se consolidou na rede municipal de Reggio Emília e, a partir dos anos 1990, ganhou projeção internacional, sendo hoje considerada uma das mais avançadas experiências em educação infantil no mundo.
Durante a imersão, as educadoras do Colégio São Luís participaram de reflexões profundas sobre o papel da infância, dos interlocutores culturais no processo de aprendizagem e do ambiente como terceiro educador. Para a diretora acadêmica Beatriz Helena, “o encontro presencial é fundamental para vivenciar de perto a cultura educativa de Reggio Emília, observar contextos pedagógicos reais e dialogar com educadores de diferentes países. Essa vivência amplia o repertório, fortalece redes de colaboração e inspira novas formas de pensar e agir na educação”.
A viagem integrou o projeto de formação continuada da equipe gestora, que busca referências e inspirações para fortalecer o projeto educativo do Colégio São Luís. Entre os aprendizados que podem ser aplicados na prática escolar, Beatriz destaca o fortalecimento da escuta das crianças como ponto de partida para os projetos pedagógicos, a valorização da documentação como ferramenta reflexiva, a compreensão do ambiente como espaço educador, e a construção de um currículo coletivo, flexível e conectado às vivências do grupo.
Colocar a criança no centro do processo, uma das premissas da abordagem Reggiana, está em consonância com a Pedagogia Inaciana, que também reconhece o aluno como protagonista da própria aprendizagem. “A experiência em Reggio Emília reafirma nosso compromisso com a formação da criança como cidadã hoje, agente de transformação social e de paz. Ampliou meu olhar como educadora e fortaleceu a prática reflexiva e a corresponsabilidade na gestão pedagógica”, afirma Beatriz.
Fonte: Colégio São Luís