A solidariedade ganhou forma concreta no Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), e no Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC), que promoveram campanhas de doação de sangue com a participação ativa da comunidade educativa.
Trinta estudantes do Ensino Médio foram ao Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no dia 21 de maio, acompanhados do professor Higor Jesus de Lima. A ação foi intermediada por Simone Algeri, ex-aluna da escola e professora no HCPA, e teve como objetivo colaborar com os estoques do hospital, que enfrentam níveis críticos. Para a estudante Sofia Remião Chittolina, que já havia doado sangue durante as enchentes, em 2024, repetir o gesto foi uma experiência tranquila e gratificante.
Em comemoração aos 120 anos de fundação, o Colégio Catarinense lançou uma campanha especial entre os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). A ação está alinhada ao tema da Olimpíada 2025 Colégio Catarinense 120 anos: cuidando das pessoas e do planeta, visa à conscientização dos jovens sobre a importância do gesto solidário para manter os estoques de bolsas de sangue no estado.
No começo de maio, os estudantes líderes de sala e de esportes participaram de uma palestra de sensibilização, com a coordenadora do setor de Captação de Doadores do Hemosc, Cláudia Barros, conheceram a proposta da campanha e aprenderam informações importantes sobre a doação de sangue. A ação segue até o dia 15 de junho.
Fontes: Colégio Anchieta (RS) e Colégio Catarinense