Inspirados pelo versículo de Mateus 25:35 (Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era estrangeiro, e me hospedastes), os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), participaram do encontro We are all immigrants, uma atividade formativa promovida pelos projetos de Currículo Bilíngue e Cidadania Global.
O encontro teve como foco a reflexão sobre a realidade das migrações no Brasil e no mundo, e contou com a presença de convidados com trajetórias marcadas pelo deslocamento forçado: Pe. Rodenei Sierpinski e Leonardo Marmontel Braga, do Centro Ítalo Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (Cibai Migrações), além de Jessica Carolina Morales Vazquez, migrante venezuelana, e Jean Junior Thevenin, migrante haitiano – ambos atuantes como mediadores interculturais na Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Durante o evento, os convidados compartilharam suas vivências e desafios, proporcionando aos estudantes uma oportunidade valiosa de escuta e empatia. O Cibai Migrações, parceiro do Colégio no projeto, iniciou sua atuação em 1958 acolhendo migrantes italianos. Hoje é referência no apoio à população migrante em Porto Alegre, defendendo seus direitos e promovendo a integração cultural e social.
Para a professora do Currículo Bilíngue, Juliana Castiglia Brundo, o objetivo do projeto é “fazer o aluno se colocar no lugar do outro e ver que, nas suas famílias, alguém também imigrou um dia, trazendo seus sobrenomes e suas origens para o Brasil. Com isso, eles entendem que é preciso ajudar de alguma maneira as pessoas, que por algum motivo, precisaram deixar tudo para traz e tentar uma nova vida a partir do zero”, relata a professora.
O projeto We are all immigrants – Somos todos imigrantes – integra o currículo da 2ª série desde 2019. Ao longo do semestre, as turmas aprofundam seus estudos sobre os movimentos migratórios, pesquisam sobre a história de suas famílias e realizam uma campanha solidária de arrecadação de alimentos, com cada turma responsável por um item específico. Junto com o fechamento do primeiro trimestre, ocorre este encontro com os imigrantes e representantes da Paróquia Nossa Senhora da Pompéia, quando também são entregues todas as doações arrecadadas.
A iniciativa também dialoga com os propósitos do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), presente em mais de 50 países e atuante no Brasil por meio de escritórios em cinco capitais, incluindo Porto Alegre. O SJMR realiza ações de acolhida, integração, proteção e apoio psicossocial a migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade. Para conhecer e apoiar o trabalho do SJMR Brasil, acesse: https://sjmrbrasil.org.
Fonte: Colégio Anchieta (RS)