Bandeirinhas coloridas, danças típicas, comidas feitas com afeto e a alegria do reencontro: o mês de junho ganhou vida nas unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) com as tradicionais festas juninas. As confraternizações foram espaços de convivência, valorização da identidade regional e fortalecimento de laços entre famílias, estudantes, educadores e comunidades locais. O ginásio do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), transformou-se em um grande arraial. Alunos e professores apresentaram as quadrilhas e diferentes instituições sociais montaram barracas com brincadeiras e comidas típicas, cuja renda arrecadada é revertida a essas organizações.
Animado pela banda Os Vizin, que tem como um dos integrantes o pai vieirense Rodrigo Marques, o Arraiá do Vieirinha, do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA), foi aberto oficialmente pelo coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, trazendo para a quadra e o Pátio Aquarela todo o clima dos festejos de São João no interior. Caracterizadas, as famílias fizeram bonito, participando do Concurso de Trajes Juninos, concorrendo a balaios com comidas típicas e brindes. As brincadeiras foram organizadas pela Associação de Pais e Mestres (APM).
Já os alunos da 3ª série do Ensino Médio do turno diurno protagonizaram uma animada quadrilha junina A Quadrilha do Terceirão foi uma prévia do Arraiá do Vieirão, destinado a todos os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – incluindo os alunos do turno noturno, assistidos pelo programa beneficente da Associação Antônio Vieira (Asav).
No Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), o Arraiá teve início com as apresentações das crianças da Educação Infantil. Ao longo do dia, entraram em cena os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com destaque para o Terceirão 2025, que encerrou o cronograma de danças. O Arraiá também foi cenário de muita diversão: brinquedos infláveis, pescaria, jogos e até uma bolha cheia de bolas coloridas animaram as crianças. E como toda boa festa junina pede, não faltaram as comidas típicas: canjica, canjiquinha, milho, maçã do amor, caldos, doces e churrasquinho fizeram a alegria do público e deram aquele gostinho de tradição que aquece o coração. Toda a renda arrecadada será destinada à Bethânia Casa de Passagem, instituição que acolhe gratuitamente pessoas em tratamento oncológico, oferecendo hospedagem e alimentação.
A Festa Junina 2025 do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo (SP), também arrecadou fundos para entidades que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade. O Arraiá do Padre Inácio, promovido no início do mês de junho no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), contou com danças típicas, brincadeiras, comidas deliciosas e momentos especiais que envolveram espiritualidade, educação e cidadania global.
O Colégio São Luís, em São Paulo (SP), abriu as portas para a sua tradicional Festa Junina, reunindo a comunidade educativa em um dia repleto de alegria e tradição. Famílias prestigiaram as apresentações das crianças, saborearam a gastronomia típica, participaram das brincadeiras e vivenciaram o clima festivo. Os alunos da 3ª série do Ensino Médio Integral e Noturno apresentaram a tradicional quadrilha do “terceirão”. O Ensino Médio Noturno levou ao público um verdadeiro espetáculo em homenagem ao Nordeste, com abertura feita pelo cordel O melhor do nordeste é o nordestino, escrito pelo professor de Educação Física, Manoel de Araujo, e mostraram seis danças folclóricas da região: frevo, maculelê, xote, xaxado, coco de roda e ciranda. Já o Ensino Médio Integral apresentou a tradicional quadrilha do terceirão. O ponto alto ficou por conta da emocionante homenagem às famílias, quando cada estudante convidou uma pessoa especial da arquibancada para a dança. Na ETE FMC, em Santa Rita do Sapucaí (MG), a festa contou com sorteio de prendas e assados em prol do Projeto Alimentação da ETE, quadrilhão e comidas típicas.
O Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, no dia 14 de junho, a tradicional Festa Junina do Noturno. Estudantes, educadores e colaboradores participaram de uma animada quadrilha e aproveitaram as barraquinhas repletas de comidas típicas, como cachorro-quente, pastel, caldos, canjica, entre outras. Já nos dias 28 e 29/06 aconteceu o Arraial da Solidariedade (Arsoi), com as apresentações das quadrilhas do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio e das danças das crianças do Ensino Fundamental 1. Nos dias 25 e 26 de junho, aconteceu o Encontro de Culturas, no Colégio Diocesano, em Teresina (PI). Com o tema Encontro de Culturas: Onde a tradição vira festa e a cultura vira orgulho, a festa junina celebrou a riqueza das tradições brasileiras com muita música, dança e emoção. Além das danças das crianças do Infantil e do 1º ano, o evento contou com a apresentações musicais de alunos, ex-alunos e da Banda dos Pais. As raízes do Sertão Nordestino também foi tema do arraial da Escola Padre Arrupe, concluindo o encerramento das aulas das turmas da Educação Infanfil I e II no primeiro semestre. O Arraiá da Esar também marcou o encerramento das atividades letivas da Escola Santo Afonso Rodriguez.