Um grupo de cerca de 50 pessoas, entre lideranças e educadores das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE), está participando, até sexta-feira, 04 de julho, do VII Congresso Nacional de Educação Católica, no Centro de Eventos em Ceará, em Fortaleza (CE). Organizado pela Associação Nacional de Educação Católica (Anec), o evento tem como tema Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar! e pretende proporcionar aos educadores, gestores e pesquisadores a vivência de uma jornada transformadora, em que a educação católica é potencializada como um importante agente de mudança na sociedade. “Participar do Congresso é afirmar, como Rede Jesuíta de Educação, nosso compromisso com a missão transformadora da educação católica no Brasil. Estar aqui, como corpo, nos fortalece enquanto comunidade educativa e nos inspira a seguir formando pessoas comprometidas com a justiça e a esperança”, destacou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.
A conferência inaugural, realizada na manhã de quarta-feira, 02/07, abordou o tema A Educação Católica e seu compromisso com a garantia de direitos, e foi ministrada por dom Francisco Agamenilton. A programação incluiu, ainda, duas mesas-redondas: Comunicar a fé em um mundo multifacetado: desafios e estratégias de fortalecimento da identidade confessional na Educação Católica e Governança de instituições católicas para um futuro promissor: transparência, responsabilidade, sustentabilidade e autonomia.
O segundo dia do Congresso contou as mesas-redondas Educação Católica Inclusiva: espaço de acolhimento e respeito a todas as pessoas e Educação em tempos de emergência climática: a agenda da ecologia integral na gestão, no currículo e na formação de atitudes para uma consciência planetária. Durante à tarde, os participantes terão à oportunidade de escolher salas temáticas sobre diferentes temas.
Para o último dia, haverá a mesa-redonda, Inteligência artificial e desenvolvimento humano integral: perspectivas éticas, pedagógicas e sociais para uma educação humanizada, e a conferência de encerramento Educar corações e mentes para a esperança: a agenda da Educação Católica para as futuras gerações. No total serão mais de 2.500 congressistas, 50 palestras e 300 estandes, totalizando mais de 80 horas de conteúdo.