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Artigo “Vivências que tocam o coração e formam: ecos de um caminho inaciano”

Por Simone Pereira Xavier Machado da Silva, assessora pedagógica do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ)


Escrever um artigo científico nunca é apenas escrever. É sempre escutar, de dentro e de fora. Quando iniciei minha jornada na especialização em Educação Jesuíta pela Unisinos, eu já carregava comigo muitas convicções sobre o poder da espiritualidade inaciana no cotidiano escolar. Mas foi ao longo dessa caminhada que essas convicções ganharam profundidade, linguagem e, acima de tudo, sentido experienciado. 

Meu artigo, recém-aprovado, nasce da prática, do chão da escola, da escuta atenta aos nossos educandos e educadores. Intitulado A formação integral do educando a partir das Vivências Inacianas: reflexões inspiradas nos Exercícios Espirituais, o texto apresenta os frutos colhidos por meio de uma pesquisa com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, que participaram das Vivências Inacianas (VIV) nos anos de 2023 e 2024, quando cursavam o 7º e o 8º anos, respectivamente. 

Foi emocionante perceber, com os dados nas mãos e o coração aberto, como essas práticas impactam diretamente a dimensão emocional dos nossos alunos. A ansiedade, o medo, a raiva… foram sendo ressignificados por meio do silêncio, das partilhas, das atividades colaborativas. Quase 87% dos educandos relataram que as VIV ajudaram a lidar melhor com as emoções. E não foi pouco. Foi profundo. Foi formação integral acontecendo. Outro dado me tocou especialmente: o desejo por mais dinamismo, mais protagonismo, mais espaço para ser e estar com sentido. Essa escuta me fez rever também meu próprio modo de conduzir processos, de planejar formações e de acompanhar as equipes.  

Os professores também trouxeram contribuições valiosas: perceberam os impactos nas atitudes dos alunos e, ainda mais bonito, reconheceram como também foram tocados em suas próprias práticas. Alguns disseram que as VIV os fizeram refletir sobre como integrar mais plenamente os conteúdos escolares com valores, interioridade e relações. 

Já os coordenadores, com seu olhar estratégico, indicaram caminhos importantes: fortalecer a formação continuada, qualificar o uso dos registros reflexivos e ampliar o diálogo entre as dimensões formativas. Tudo isso me ensina que a proposta inaciana não é uma moldura fixa. É convite, é movimento, é reconstrução contínua, como nos lembra o Projeto Educativo Comum (PEC): “a formação integral é sempre um processo em construção, em que se aprende com a diferença e se cresce na interação” (COMPANHIA DE JESUS, 2021, p. 29). 

A vivência da especialização me aproximou ainda mais dos fundamentos da pedagogia inaciana. Redescobri os Exercícios Espirituais como fonte pedagógica, compreendendo-os como um caminho para o autoconhecimento, o discernimento ético e a missão no mundo. Como afirma Inácio de Loyola, “o amor se deve pôr mais em obras do que em palavras” (COMPANHIA DE JESUS, 2000, p. 161). Percebi que o Magis não está nas respostas prontas, mas na disponibilidade interior de perguntar-se sempre: o que mais posso fazer para que os educandos cresçam em consciência, compaixão e compromisso? 

E é com o coração cheio de gratidão e orgulho que afirmo: tenho profunda alegria por ter trilhado esse caminho formativo e por poder falar, com autenticidade, de uma proposta que acredito, que me move e que vivo diariamente. Ter construído este artigo é, para mim, mais do que uma realização acadêmica  é a expressão do meu compromisso pessoal e profissional com uma educação que cuida, que forma por inteiro e que gera sentido. 

Finalizo com o que tem me acompanhado desde o início dessa escrita: a certeza de que formar integralmente é acompanhar com ternura, provocar com sentido e confiar que cada aluno, cada professor, cada coordenador é também autor dessa história. O artigo é só um pedaço disso tudo. Mas carrega muito do que sou, do que acredito e do que continuo aprendendo com vocês, todos os dias, no Colégio Anchieta. 

Referências:

  • COMPANHIA DE JESUS. Exercícios espirituais. São Paulo: Edições Loyola, 2000. 
  • COMPANHIA DE JESUS. Projeto educativo comum da Rede Jesuíta de Educação Básica: 2021–2025. São Paulo: Rede Jesuíta de Educação, 2021. 
  • SILVA, Simone Pereira Xavier Machado da. A formação integral do educando a partir das Vivências Inacianas: reflexões inspiradas nos Exercícios Espirituais. 2025. Artigo (Especialização em Educação Jesuíta: Aprendizagem Integral, Sujeito e Contemporaneidade) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2025. 

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