O Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu, ao longo de 15 dias, um grupo de estudantes do Instituto Lux, de León, no México, como parte de um programa de intercâmbio de reciprocidade promovido em parceria com instituições jesuítas internacionais. A iniciativa tem como propósito principal fomentar o intercâmbio cultural, ampliar a visão crítica dos jovens sobre o mundo e promover o crescimento pessoal, tendo como um de seus pilares a vivência em famílias anfitriãs, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura brasileira.
Durante a estadia no Rio de Janeiro, os estudantes mexicanos participaram ativamente da rotina acadêmica do Colégio e vivenciaram uma ampla programação cultural e histórica. Entre as atividades, destacam-se a visita ao Cristo Redentor — onde puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a formação geológica do relevo com uma professora de Geografia — e a participação na atividade Cidadão Global, em que trocaram experiências com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre aspectos da cultura mexicana.
Os jovens também tiveram aulas de História do Brasil, Língua Portuguesa e uma divertida introdução à prática da “altinha”, esporte tradicional das praias cariocas. A programação incluiu, ainda, visitas ao Museu do Pontal e à região da Pequena África, sempre acompanhadas por professores que enriqueceram os momentos com reflexões e contextualizações históricas e sociais. Outro ponto alto da experiência foi a participação em uma ação voluntária na ACVM (Associação Cristã Vida e Missão), reforçando o compromisso com o serviço à comunidade.
Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)