• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
    • Companhia de Jesus
    • Estudantes
    • Manuais de Comunicação
    • RJE
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Colégio Anchieta (RS) recebe visita de jesuítas das Províncias do Brasil e da África Austral em vivência sobre vocação e projeto de vida

Nos dias 10 e 11 de julho, o Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), recebeu uma comitiva de jesuítas da Província dos Jesuítas do Brasil e da África Austral. A visita integrou um momento especial de escuta, partilha e reflexão, voltado ao aprofundamento do trabalho com vocação e projeto de vida, e foi desenvolvida com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Durante a programação, rodas de conversa, depoimentos e dinâmicas reflexivas convidaram os jovens a refletirem sobre o sentido da vida a partir da escuta de si, do outro e de Deus. “Foi um momento de acolhida, de escuta, de partilha. Também tivemos a oportunidade de partilhar os nossos dons, o nosso carisma, a espiritualidade inaciana”, destacou o Ir. Luciano Sabedot, SJ, da Província dos Jesuítas do Brasil.

A vivência também dialogou com os estudos realizados em sala de aula sobre Cidadania Global. O jesuíta Precious Kambewa, SJ, da Província Jesuíta da África Austral, enfatizou a importância do processo de autoconhecimento. “Essa experiência tem sido muito interessante porque estamos falando das vozes interiores que nos ajudam a traçar o nosso projeto de vida”. Kambewa também compartilhou os desafios de sua chegada ao Brasil, especialmente a barreira linguística, e utilizou três idiomas em sua apresentação: português, inglês e chewa, uma das línguas de Malawi, seu país de origem.

A presença do jesuíta conectou-se diretamente com os conteúdos trabalhados pela 2ª série do Ensino Médio no projeto interdisciplinar We are all immigrants, sobre migração. “Recentemente, os alunos fizeram um trabalho sobre migração e agora tiveram um jesuíta migrante compartilhando sua história e sua missão”, comentou a professora de Língua Inglesa, Juliana Castiglia Brundo. A atividade convidou os estudantes a olharem para suas próprias trajetórias como dom e chamado, provocando cada um a buscar o seu magis inaciano: o desejo profundo de sempre fazer mais, a serviço dos outros e do bem comum.

Fonte: Colégio Anchieta (RS)

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

Serviço de Cuidado e Proteção 

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.