Entre os dias 16 e 20 de julho, mais de 30 antigos alunos das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) estiveram reunidos no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), e na Vila Santo Inácio, em Petrópolis (RJ), para o I Encontro de Monitores do EFI (Encontro de Formação Integral). A proposta foi pensada pelos próprios jovens para partilhar quais atividades e dinâmicas mais reverberaram nas vidas de cada um, como que as escolhas de faculdade e de carreira se relacionam aos legados das vivências ao longo da vida escolar e quais são as faltam mais sentidas após alguns anos fora da escola. O evento teve como objetivos ter momentos de reflexão e formação inacianas, revisitar a trajetória pessoal, criar mais oportunidades de “ser mais para os demais”, e desenvolver um projeto piloto de formação continuada, acompanhamento e articulação de ex-alunos participantes do EFI.
As atividades dos dois primeiros dias foram realizadas no Colégio Santo Inácio. Após uma fala de boas-vindas do antigo secretário-executivo da RJE e atual diretor administrativo do Santo Inácio, Pedro Risaffi, os jovens ouviram o vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pe. Miguel Martins de Oliveira Filho, SJ, abordar a Liderança Universitária/Início de Carreira e Contexto da Igreja do Mundo. Na manhã de quinta-feira, 17/07, o secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. José Laércio Lima, SJ, organizou um momento de espiritualidade inaciana e introdução aos Exercícios Espirituais, seguida de uma missa de envio. Já na Vila Santo Inácio, o grupo relembrou algumas dinâmicas do EFI. A programação também incluiu uma manhã de oração inaciana com foco vocacional e eleição pessoal, conduzida pelo Pe. Ponciano Petri, SJ, coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil, e o Ir. Davidson Braga, sócio do Provincial, compartilhou uma reflexão sobre a missão atual da Companhia de Jesus.
“Participar dessa experiência [EFI] foi um marco na minha trajetória, porque me trouxe princípios e valores inegociáveis que hoje carrego, tanto na minha vida pessoal quanto na minha vida profissional. O lema de Santo Inácio, que rege todo Encontro, amar e servir, também acabou sendo o lema que rege a minha vida. Sem dúvidas, participar do Encontro de Formação Integral transformou a minha jornada, e estar aqui hoje é uma possibilidade de reviver, rememorar e reconhecer os valores inegociáveis que construí ao longo dos anos na Rede Jesuíta”, destacou a advogada Thamires Santos, ex-aluna do Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA). “É uma experiência realmente transformadora, que deixa impactos e rastros até hoje na minha vida. Percebi, por exemplo, um grande apreço pelo contato com as pessoas, tanto que me tornei psicólogo. Então, é uma experiência muito rica e estar podendo voltar aqui hoje, nesse Encontro de Monitores traz de volta esse conforto de estar em um lugar que já é conhecido e, ao mesmo tempo, com muitas mudanças e novidades que vieram desses anos que se passaram também”, completa Pedro Montenegro, ex-aluno do Colégio Santo Inácio (RJ).
Encontro de Formação Integral (EFI)
O Encontro de Formação Integral (EFI) da RJE tem como objetivo colaborar com a formação integral dos estudantes da RJE fortalecendo as dimensões afetiva, espiritual, ética, comunicativa e sociopolítica através de uma experiência profunda de Deus, iluminada pelo modo de proceder Inaciano. A ideia da criação do EFI surgiu em março de 2015, quando o Grupo de Trabalho (GT) para Formação de Lideranças Juvenis Inacianas teve a sua primeira reunião presencial na sede da RJE, no Rio de Janeiro. A maioria dos membros do GT havia participado do curso colombiano Taller Arrupe, uma experiência promovida pela Federação Latinoamericana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi) e motivada na Espiritualidade e Pedagogia Inaciana para o fortalecimento do conhecimento pessoal, da espiritualidade, do trabalho colaborativo, do discernimento, da liderança e do compromisso com quem mais precisa, a partir de atividades teóricas – estágios pastorais e regionais para estudantes de 16 a 18 anos.
O EFI propõe suas exposições, dinâmicas, momentos de reflexão e partilha, inspirados na vida de Santo Inácio de Loyola e à luz dos Exercícios Espirituais, trabalhados em uma linguagem própria para os jovens de 14 a 17 anos. Os principais temas trabalhados são: autoconhecimento, liderança, técnicas de oratória, sustentabilidade, meios de comunicação, condições do trabalho no Brasil, além de experiências de voluntariado e imersão sociocultural. O EFI, desde a sua criação, está sempre atento aos novos contextos e desafios apresentados pelos estudantes e em alinhamento às diretrizes da Igreja e da Companhia de Jesus, como as Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, as Preferências Apostólicas Universais, o livro Colégios Jesuítas: Uma tradição viva, o PEC 2021 da RJE e a Política de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente.

