Hoje, 31 de julho, celebramos a festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e peregrino incansável na busca da vontade de Deus. Este é sempre um tempo de graça para renovar, juntos, com liberdade interior, audácia e profundidade, o desejo de seguir mais de perto Jesus Cristo, aquele que “percorria todas as cidades e aldeias, ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade (Mt 9,35).
O legado de Inácio segue vivo entre nós: sua maneira de buscar e encontrar Deus em todas as coisas continua inspirando a espiritualidade, a missão e o modo de proceder da Companhia de Jesus. Seu exemplo nos desafia a unir contemplação e ação, fé e justiça, escuta e serviço, disponíveis para a missão e em profunda sintonia com o nosso tempo.
Neste ano, convido a todos(as) privilegiar a celebração em comunidade, nas múltiplas realidades em que estamos inseridos: como corpo unido na diversidade de dons, vocações e serviços, partilhando a alegria da missão comum e da esperança que nos movem.
Que o carisma de Santo Inácio continue a nos inspirar a olhar com gratidão para o caminho já percorrido, a discernir com coragem os desafios do presente e a renovar, com fé e generosidade, nosso compromisso com a justiça, a reconciliação e a solidariedade. Que, por sua intercessão, possamos reafirmar juntos o desejo profundo de, “em tudo, amar e servir”.
Feliz Dia de Santo Inácio!
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial dos Jesuítas do Brasil