A Simulação Interna das Nações Unidas (Sinuca) do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), completou dez anos no mês de agosto. Realizado entre os dias 14 e 16/08, o evento reuniu aproximadamente 300 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de alunos de escolas públicas da cidade e do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ).
Na edição deste ano, os comitês da Sinuca assumiram desafios de grande relevância histórica e geopolítica. O Conselho de Segurança teve como missão intervir no Níger e na região do Sahel, marcada por pobreza extrema, instabilidade política e terrorismo, buscando restaurar dignidade e humanidade. O Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (Disec) enfrentou as consequências globais da Guerra ao Terror pós-11 de setembro, equilibrando soberania nacional e paz mundial. O Conselho Econômico e Social discutiu os impactos socioeconômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia, propondo estratégias de auxílio humanitário e reconstrução. A Organização dos Estados Americanos (OEA) analisou os efeitos da Revolução Cubana, avaliando o papel da mediação hemisférica em meio a tensões ideológicas. Já o United Nations Historical Security Council voltou a 1950 para debater soluções à Guerra da Coreia, buscando conter o conflito e preservar a estabilidade internacional.
Em seu discurso na abertura do evento, Murilo Guimarães, estudante da 3ª série do Ensino Médio e secretário-geral da X Sinuca, lembrou da sua primeira simulação, em agosto de 2022. “Oratória, negociação, pensamento crítico, liderança, resolução de conflitos, argumentação, análise geopolítica, diplomacia, improviso e autoconfiança são apenas algumas das tantas habilidades trabalhadas em nossa simulação, as quais convergem, por sua vez, em um ponto comum e reforçam a proposta central da Rede Jesuíta de Educação (RJE): a formação humana integral, desenvolvendo o indivíduo em todas as áreas que lhe cabem mudança e aprimoramento. A grandeza da Sinuca não reside apenas no brilho dos discursos nem na complexidade dos temas debatidos, mas, sobretudo, na colaboração harmoniosa e na articulação comprometida entre as distintas funções e equipes que, ao se entrelaçarem, tornam possível a realização desta simulação”, disse.
Fonte: Colégio Anchieta (RJ)