• Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Seguir
  • Jesuítas
  • Educação Jesuíta
    • Constituição da Rede
    • PEC
    • Missão, visão e valores
    • Pedagogia Inaciana
    • História da Educação Jesuíta no Brasil
    • Educação Jesuíta na América Latina
    • Educação Jesuíta no Mundo
    • Renovação do Apostolado Educativo
  • Unidades
    • Colégio Anchieta (RJ)
    • Colégio Anchieta (RS)
    • Colégio Antônio Vieira (BA)
    • Colégio Catarinense (SC)
    • Colégio Diocesano (PI)
    • Colégio dos Jesuítas (MG)
    • Colégio Loyola (MG)
    • Colégio Medianeira (PR)
    • Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
    • Colégio Santo Inácio (CE)
    • Colégio Santo Inácio (RJ)
    • Colégio São Francisco Xavier (SP)
    • Colégio São Luís (SP)
    • CEPAC (RJ)
    • Escola Nhá Chica (MG)
    • Escola Padre Arrupe (PI)
    • Escola Técnica de Eletrônica (MG)
  • Notícias
  • Publicações
    • Companhia de Jesus
    • Estudantes
    • Manuais de Comunicação
    • RJE
  • Projetos
  • Vídeos
  • Congresso
  • Contato
Simulação Interna das Nações Unidas do Colégio Anchieta (RJ) completa dez anos

A Simulação Interna das Nações Unidas (Sinuca) do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), completou dez anos no mês de agosto. Realizado entre os dias 14 e 16/08, o evento reuniu aproximadamente 300 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, além de alunos de escolas públicas da cidade e do Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ).

Na edição deste ano, os comitês da Sinuca assumiram desafios de grande relevância histórica e geopolítica. O Conselho de Segurança teve como missão intervir no Níger e na região do Sahel, marcada por pobreza extrema, instabilidade política e terrorismo, buscando restaurar dignidade e humanidade. O Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (Disec) enfrentou as consequências globais da Guerra ao Terror pós-11 de setembro, equilibrando soberania nacional e paz mundial. O Conselho Econômico e Social discutiu os impactos socioeconômicos da guerra entre Rússia e Ucrânia, propondo estratégias de auxílio humanitário e reconstrução. A Organização dos Estados Americanos (OEA) analisou os efeitos da Revolução Cubana, avaliando o papel da mediação hemisférica em meio a tensões ideológicas. Já o United Nations Historical Security Council voltou a 1950 para debater soluções à Guerra da Coreia, buscando conter o conflito e preservar a estabilidade internacional.

Em seu discurso na abertura do evento, Murilo Guimarães, estudante da 3ª série do Ensino Médio e secretário-geral da X Sinuca, lembrou da sua primeira simulação, em agosto de 2022. “Oratória, negociação, pensamento crítico, liderança, resolução de conflitos, argumentação, análise geopolítica, diplomacia, improviso e autoconfiança são apenas algumas das tantas habilidades trabalhadas em nossa simulação, as quais convergem, por sua vez, em um ponto comum e reforçam a proposta central da Rede Jesuíta de Educação (RJE): a formação humana integral, desenvolvendo o indivíduo em todas as áreas que lhe cabem mudança e aprimoramento. A grandeza da Sinuca não reside apenas no brilho dos discursos nem na complexidade dos temas debatidos, mas, sobretudo, na colaboração harmoniosa e na articulação comprometida entre as distintas funções e equipes que, ao se entrelaçarem, tornam possível a realização desta simulação”, disse.

Fonte: Colégio Anchieta (RJ)

Compartilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail

Somos Jesuítas

Jesuítas Brasil
FLACSI

Contato

Telefone: (21) 3622-0236
E-mail: rje@jesuitasbrasil.org.br

Serviço de Cuidado e Proteção 

A RJE

A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) foi constituída em 2014 com o objetivo de promover o trabalho integrado entre as unidades de Educação Básica da Companhia de Jesus no Brasil a partir de desafios e identidade comum, buscando sempre o sentido de corpo apostólico.

Nossas Unidades

Colégio Anchieta (RJ)
Colégio Anchieta (RS)
Colégio Antônio Vieira (BA)
Colégio Catarinense (SC)
Colégio Diocesano (PI)
Colégio dos Jesuítas (MG)
Colégio Loyola (MG)
Colégio Medianeira (PR)
Escola Santo Afonso Rodriguez (PI)
Colégio Santo Inácio (CE)
Colégio Santo Inácio (RJ)
Colégio São Francisco Xavier (SP)
Colégio São Luís (SP)
CEPAC (RJ)
Escola Nhá Chica (MG)
Escola Padre Arrupe (PI)
Escola Técnica de Eletrônica (MG)

Redes Sociais

Rede Jesuíta de Educação Básica

© Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) – Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador.