Nos dias 24 e 25 de setembro, o Colégio São Francisco Xavier (Sanfra), em São Paulo (SP), promoveu o Provoca 2025, evento dedicado à orientação profissional e vocacional para estudantes do Ensino Médio. A programação incluiu palestras, atividades reflexivas, oficinas acadêmicas e a Feira de Profissões, com representantes de mais de 15 universidades.
O primeiro dia começou com a palestra do professor Roberto Bob Hirsch, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que abordou o protagonismo dos estudantes na construção de suas escolhas profissionais. Em seguida, o coordenador de Pastoral do Centro MAGIS Anchietanum, David Cordeiro, e o pastoralista Pedro Marim, conduziram atividades sobre Projeto de Vida. Os estudantes refletiram sobre perguntas, como “Quem sou eu?” e “Qual é o meu sonho?”, compartilharam hobbies e aspirações pessoais e escreveram, em uma palavra, o que representa seu projeto de vida. Na dinâmica Se não fosse isso, não seria eu, os estudantes destacaram elementos importantes em suas vidas, como determinação, família e disciplina. Ao final do dia, receberam uma bússola, simbolizando que cada escolha consciente os aproxima do destino que desejam alcançar.
No segundo dia, a antiga aluna Clarissa Palácio, formada no Sanfra em 2019, abriu a programação compartilhando sua trajetória no colégio, os desafios enfrentados nos vestibulares e sua experiência profissional na área de comunicação. Durante sua fala, destacou aspectos de carreira, as escolhas que marcaram seu percurso e o papel do Sanfra nesse processo. Os alunos também participaram da Feira de Profissões e das oficinas conduzidas pelas universidades, divididas por áreas do conhecimento. “Achei o Provoca muito legal, uma coisa que fazem no Sanfra para nós e que é muito boa, porque muitas pessoas não sabem o que fazer e aqui descobrem a sua vocação. Eu, por exemplo, quero fazer Mackenzie ou PUC, quero cursar Direito, que é um curso superior renomado. Então, para mim, foi muito importante o Mackenzie ter vindo aqui e eu poder descobrir um pouco mais sobre essa carreira”, ressaltou Vitor Ferreira de Andrade, da 3ª série do Ensino Médio. A atividade encerrou com a apresentação da bateria da Faculdade São Camilo.
Fonte: Colégio São Francisco Xavier