Como parte do projeto de série AfroBrasil, que orienta os estudantes do 8º ano na elaboração de práticas antirracistas para o cotidiano escolar e para a comunidade educativa, o Colégio São Luís, em São Paulo (SP), promoveu uma palestra on-line com a filósofa, professora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e escritora Djamila Ribeiro, autora do livro Pequeno Manual Antirracista. Além dos alunos, o encontro reuniu colaboradores e integrantes do Coletivo Antirracista de Mães, Pais e Responsáveis, em uma conversa marcada por reflexões profundas sobre o papel de cada indivíduo no combate ao racismo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante a fala, Djamila abordou temas como o racismo estrutural, o legado escravocrata brasileiro e a urgência de promover práticas antirracistas em todos os espaços sociais. Destacou, ainda, que o enfrentamento ao racismo requer engajamento contínuo e coletivo, além da importância da parceria entre escola e família nesse processo formativo, incentivando reflexões sobre atitudes cotidianas de todos os membros da comunidade escolar e o compromisso compartilhado com a equidade racial.
Reconhecida por sua atuação nas áreas de feminismo negro, antirracismo e direitos humanos, Djamila Ribeiro é mestra em Filosofia Política pela Unifesp e professora da PUC-SP e da New York University (NYU). Sua trajetória acadêmica e militante tem inspirado educadores e jovens a transformar o conhecimento em ação social e cidadã.


