O professor Renato Martins Júnior, do Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), recebeu o prêmio de melhor dissertação no Simpósio sobre Realidade Virtual e Aumentada (SVR) 2025, o principal evento acadêmico de realidade virtual do país, realizado em Salvador (BA). O estudo, desenvolvido no mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), criou uma experiência imersiva em realidade virtual para ensinar a história das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul a partir do cotidiano dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
O trabalho nasceu a partir de uma visita do docente às ruínas da região das Missões e de um projeto de pesquisa que contou com o apoio do Colégio Anchieta para a execução, o que possibilitou a execução do experimento com 130 crianças do Ensino Fundamental I, bem como flexibilização e incentivo institucional durante o processo de pesquisa. “A estrutura que o Colégio me deu foi decisiva. Foi ali que a pesquisa pôde existir de verdade”, afirma o professor, responsável pela disciplina de Pensamento Computacional do 6º ano ao Ensino Médio.
A dissertação reconstrói em realidade virtual o auge da Missão de São Miguel do século XVII ao XVIII, período em que o aldeamento chegou a reunir cerca de sete mil indígenas. Na imersão, os estudantes têm acesso a uma experiência guiada em primeira pessoa. A narrativa é conduzida por uma personagem adolescente que apresenta construções, costumes e léxico guaraní, com linguagem acessível ao público infantil. A proposta não substitui o ensino tradicional, mas o expande, tornando concreto o que antes era abstrato ou difícil de imaginar a partir de textos, imagens ou maquetes.
O desenvolvimento do ambiente virtual foi realizado em parceria com equipes de pós-graduação em Computação Aplicada e de graduação em Jogos Digitais da Unisinos, incluindo estudantes de iniciação científica. O projeto já havia sido mencionado em edições anteriores do evento e, em 2025, retornou em sua versão completa, conquistando o reconhecimento nacional. Além do prêmio no SVR, o trabalho também gerou nova publicação no SBGames – maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital –, a partir do artigo sobre a construção do software educacional.
Fonte: Colégio Anchieta (RS)

