Com reportagens, charges, fotos e artigos de opinião, o Jornal dos Estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, em São Paulo (SP), tem se consolidado como um espaço de expressão, memória e protagonismo juvenil. Criado pelo Grêmio Hipácia, o projeto nasceu com o propósito de registrar as vivências, conquistas e reflexões dos alunos, reconhecendo-os como produtores de conhecimento e de informação dentro da comunidade escolar.
Idealizado e conduzido pelos próprios estudantes, o jornal tem como pilares a autonomia, a colaboração e o olhar crítico. “O Jornal surgiu como uma forma de valorizar o que acontece no Ensino Médio Noturno e dar visibilidade às nossas experiências”, explica Pietra, diretora do Grêmio Hipácia. Thomas, responsável por organizar as pautas, distribuir funções e acompanhar cada etapa da produção, conta que o trabalho é inteiramente coletivo e que cada edição reflete o empenho e a criatividade do grupo. “Desde o início, nossa intenção foi construir um jornal feito por estudantes e para estudantes, algo que registrasse a nossa rotina, as nossas conquistas e os nossos debates”, destaca.
Para integrar a equipe, os alunos se inscrevem em um processo seletivo que envolve desafios práticos: fotógrafos enviam imagens com críticas visuais, chargistas produzem ilustrações autorais e aspirantes a repórteres elaboram textos propositivos. Depois de formadas as equipes, as reuniões de pauta definem temas, entrevistas e enfoques das reportagens. Todo o material passa por revisão coletiva e é avaliado pela Direção do Noturno antes da publicação, que ocorre em formato digital, pelos canais do Grêmio, como o Teams, e o Instagram, e impresso, distribuído em pontos estratégicos do colégio.
Inspirado em projetos como a Pilotis (revista oficial do CSL), o Jornal da Simulação Interna das Nações Unidas (SINU) e o Jornal do Congresso do Ensino Médio Noturno, o Jornal dos Estudantes encontrou sua própria identidade. Com diagramação criativa e tom pessoal, cada edição funciona como um diário das experiências e dos aprendizados vividos pelos alunos do noturno.
Atualmente, o grupo prepara a terceira edição de 2025, que marcará o encerramento desta fase do projeto. O desejo, no entanto, é que a iniciativa continue nas próximas gestões do Grêmio. “O jornal é uma ferramenta importante para fortalecer a voz dos alunos e preservar a memória do nosso percurso. A gente espera que outros alunos deem continuidade e ampliem esse legado”, concluem Pietra e Thomas.

