O Fórum Global 2025 do Conselho de Escolas Internacionais (CIS) transformou Sevilha, na Espanha, em um ponto de encontro internacional para a liderança educacional, reunindo cerca de 900 profissionais de admissão e orientação de todo o mundo. A Companhia de Jesus participou com uma delegação chefiada pelo Pe. José Alberto Mesa, SJ, secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus.
A Universidade Loyola da Andaluzia, a única universidade credenciada pelo CIS no sul da Espanha, foi a anfitriã estratégica. A Loyola organizou o workshop pré-evento Unindo as lacunas entre escolas e universidades, que reuniu mais de 100 participantes internacionais para abordar temas como a transição do ensino médio para a universidade, saúde mental, apoio pessoal e mobilidade global. O Serviço de Apoio a Futuros Alunos, liderado por Shane Martin McLoughlin e Borja Martín Garrido, coordenou a presença institucional, o programa acadêmico e a logística do evento, com apoio adicional do Governo Regional da Andaluzia e da Câmara Municipal de Sevilha.
Os alunos desempenharam um papel de destaque: cerca de 30 estudantes da Universidade Loyola atuaram como embaixadores, reforçando a visibilidade da identidade jesuíta e o compromisso com a internacionalização. O Fórum também reuniu uma ampla representação de universidades jesuítas da Unijes, Associação das Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal) e Associação Jesuíta de Faculdades e Universidades (AJCU), demonstrando a força e a coesão da rede global de ensino superior da Companhia de Jesus sob a égide da Associação Internacional de Universidades Jesuítas (Iaju).
As escolas e redes jesuítas também estiveram bem representadas por líderes como Adriana Cárdenas, secretária executiva da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi); Mercedes Pastor, da Educasi; e Luis Blanco, do Colégio San José – Fundação Loyola, demonstrando o funcionamento da Rede Global de Escolas Jesuítas como um verdadeiro ecossistema educacional global.
Nas sessões plenárias de alto nível, o Pe. Mesa participou de um painel central sobre o futuro da educação internacional, juntamente com Jane Larsson, diretora executiva do CIS; Marvin Bakker, diretor geral da Associação Europeia para a Educação Internacional (EAIE); Jenny Richard, CEO da Common Application; Ángel Pérez, CEO da Associação Nacional de Aconselhamento para Admissão em Faculdades (Nacac), nos Estados Unidos; e Paul Tilling CEO do Programa de Diploma do Bacharelado Internacional (IB). Em seu discurso, ele enfatizou o alcance global da Companhia de Jesus e a necessidade de fortalecer a coordenação entre escolas e universidades diante dos novos desafios da educação internacional.
A participação integrada de líderes jesuítas, escolas e universidades reafirmou a Companhia de Jesus como um dos atores educacionais globais mais influentes. Como anfitriã estratégica, a Universidade Loyola da Andaluzia consolidou seu papel como ponte entre o ensino secundário, o universitário e a educação global, reforçando sua liderança em internacionalização, colaboração e excelência acadêmica no sul da Espanha.
Fonte: Jesuits Global


