Na manhã deste domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil viveu mais um momento de profunda gratidão e esperança com a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ. A celebração eucarística foi realizada na Igreja de Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), reunindo jesuítas de diversas regiões do país, além de familiares, amigos, colaboradores e leigos ligados às obras apostólicas da Companhia de Jesus.
A cerimônia teve início com a leitura de uma carta enviada pelo Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, ao Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ. O texto, encaminhado quatro dias antes da celebração, foi lido pelo sócio do provincial, Ir. Davidson Braga, SJ, e trouxe palavras de reconhecimento pelo serviço do Pe. Smyda à frente da Província do Brasil.
“Prezado, Pe. Smyda! Quero apresentar a gratidão da Companhia de Jesus e minha pelos seus já quase seis anos de serviço como superior provincial da Província do Brasil”, escreveu o Pe. Sosa, recordando também o período em que o jesuíta esteve à frente da antiga Província Brasil Centro-Leste (2011–2014). Na carta, o Superior Geral destacou a complexidade da missão assumida na nova Província do Brasil, marcada por grandes dimensões demográficas e geográficas, além do contexto desafiador da pandemia de Covid-19. Recordou o sofrimento pela perda de diversos companheiros jesuítas, alguns em plena atividade apostólica, e reconheceu o apoio das equipes de governo (sócios, consultores, delegados, secretários apostólicos e administradores) nos processos de discernimento e nas decisões tomadas ao longo do período.
O Pe. Arturo mencionou ainda avanços importantes da Província nesse tempo, como o planejamento e a elaboração do Plano Apostólico, o crescimento no número de vocações jesuítas no país e a consolidação de uma cultura de promoção de ambientes seguros.
Seguiu-se, então, a celebração desse novo capítulo da história da Companhia de Jesus no Brasil. O Pe. Francys torna-se o terceiro provincial desde a criação da Província do Brasil, em 2014. Sua nomeação havia sido anunciada em novembro pelo Pe. Arturo Sosa.
A celebração eucarística, no rito ordinário, expressou a unidade do corpo apostólico. No presbitério, além do novo provincial e de seu antecessor, concelebraram membros da equipe de governo provincial, delegados e secretários, bem como o Pe. Adilson Aparecido, SJ, e o Pe. Luiz Leandro Alves, SJ, anfitriões da celebração, juntamente com outros jesuítas presentes.
Na homilia, o Pe. Smyda recordou o caminho percorrido pela Província, destacando desafios, aprendizados e frutos apostólicos colhidos ao longo dos anos. Em tom de gratidão, ressaltou o empenho e a dedicação de todos os que colaboraram no governo provincial reconhecendo o trabalho conjunto que sustentou os processos de discernimento e as decisões assumidas ao longo do período. Sublinhou que a missão do provincial é, acima de tudo, governar, tomar decisões e enviar em missão aqueles que nos são dados, àqueles que se oferecem para, juntos, trabalharmos por Deus e pela humanidade. Ao concluir, pediu orações pelo novo provincial.
Após a comunhão, o Ir. Davidson Braga, SJ, realizou a leitura oficial do decreto de nomeação do Pe. Francys, que, ao tomar a palavra, dirigiu-se à assembleia com o apelo:
“Avance para águas mais profundas e lance as redes para a pesca”. E continuou: “Hoje, uma vez mais, nesta Igreja de Santo Inácio, onde aprendi a ser padre nos primeiros anos de presbítero, quero dizer ao meu Senhor, de quem quero ser amigo e companheiro até o fim da minha vida: sim, Jesus. É por causa da tua Palavra que irei às águas mais profundas e buscarei, mais uma vez, aprender algo que não conheço, que não sei. Aprendendo junto com outros e outras, quero ajudar a lançar as redes de um jeito novo, do Teu jeito”.
Na sequência, com paz e profunda gratidão, renovou sua disponibilidade para servir. Agradeceu o trabalho desempenhado pelo Pe. Smyda e todo o processo de transição vivido por eles desde novembro, bem como a disponibilidade e dedicação de todo o corpo apostólico. O Pe. Francys escolheu São José, pai de Jesus, como seu patrono e padrinho espiritual, confiando-lhe de modo especial a nova missão, e concluiu cantando, junto com os presentes, a oração de Santo Inácio de Loyola.
Como provincial, caberá ao Pe. Francys governar a Província, zelar por sua unidade e animar sua vitalidade apostólica. Sua missão inclui visitar comunidades, acompanhar obras e discernir os novos envios, sempre em espírito de serviço, escuta e fidelidade ao carisma inaciano.
Louvamos a Deus pela generosidade do Pe. Francys ao aceitar esta responsabilidade. Pedimos que a graça divina o ilumine para governar com liberdade interior, justiça e sabedoria, atento aos sinais dos tempos e às inspirações do Espírito.
Seguimos unidos em oração e esperança.
Quem quiser assistir à celebração completa, pode acessar a gravação aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vbKmZfv8-h8
Galeria de fotos:

