Desde 2017, as rodas de poesia Slam integram a disciplina de Sociologia no Colégio Anchieta, em Porto Alegre (RS), como uma proposta pedagógica que utiliza a arte da palavra para estimular a reflexão sobre a existência humana e os desafios da vida em sociedade. O Slam constitui um espaço de fala e de escuta, no qual estudantes compartilham sentimentos, experiências, questionamentos e perspectivas sobre o mundo que habitam.
Por meio da performance poética, os jovens encontram oportunidades para expressar suas vozes, reconhecer-se nas narrativas dos colegas e construir vínculos pautados no respeito, na empatia e no diálogo. Conforme destaca o professor Pablo, um dos responsáveis pela iniciativa, “ao transformar a palavra em encontro, as rodas de Slam fortalecem o sentimento de pertencimento à comunidade escolar e contribuem para a formação de sujeitos sensíveis, críticos e comprometidos com a realidade que os cerca”.
A atividade desempenha um papel importante no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da capacidade argumentativa dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre temas contemporâneos, questões sociais e experiências pessoais. Ao elaborar e apresentar seus textos, os jovens também exercitam a escuta ativa, a comunicação oral e a confiança para expressar suas ideias em público.


