Para comemorar os 95 anos de fundação, o Colégio São Francisco Xavier (SANFRA), de São Paulo (SP), organizou, no mês de março, uma programação especial. No dia 11/03 (sábado), todos os estudantes e colaboradores participarão de uma atividade de integração.
Já no domingo (12), dia do aniversário do Colégio, às 10h, haverá uma missão em ação de graças, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. Após a celebração acontecerá o lançamento do livro Memórias que Ficam – Volume 2, que é uma continuidade do projeto de mesmo nome, que conta a missão dos reitores e diretores jesuítas que atuaram no Colégio São Francisco Xavier. O segundo volume aborda a história da instituição, da Missão Japonesa em São Paulo e do valoroso trabalho de jesuítas e leigos que dedicaram suas vidas a uma causa tão importante: a educação católica. Ao final, os presentes participarão de um coquetel comemorativo.
Um pouco de história
O Colégio São Francisco Xavier, inicialmente chamado de Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, foi fundado pelo Padre Guido Del Toro, SJ, em 1928. Após observar a chegada de famílias nipônicas ao Brasil, o jesuíta italiano, que atuava como Diretor da Cruzada Eucarística e do catecismo na capital paulista, decidiu abrir uma escola no bairro da Liberdade para direcionar sua missão à evangelização e educação de imigrantes japoneses e seus descendentes.
Depois de receber, por doação, um terreno do Conde José Vicente de Azevedo, Pe. Guido transferiu a escola para o bairro Ipiranga em 1931. Posteriormente, como referência ao jesuíta que realizou missões no Oriente, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier (carinhosamente apelidado de SANFRA).
Localizado no bairro Ipiranga, ao lado do Museu do Ipiranga, Museu de Zoologia da USP e do Parque da Independência, o Colégio conta com uma área de, aproximadamente, 12.500 m².