Para celebrar os 95 anos de história, completados no domingo (12), o Colégio São Francisco Xavier, de São Paulo (SP), organizou uma programação especial. Na sexta-feira (10), os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio participaram de momentos com muita diversão. Foram oferecidas atividades como karaokê , esporte nas quadras, apresentações com mágico, brinquedos infláveis, discoteca e um lanche.
As comemorações no SANFRA continuaram no sábado (11) com atividades lúdicas, brincadeiras, apresentações artísticas e um lanche para as turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Na manhã de domingo, dia do aniversário da instituição, foi celebrada a missa em ação de graças pelos 95 anos, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. Após a celebração eucarística os presentes acompanharam o lançamento do livro Memórias que Ficam – Volume 2. Dando continuidade ao projeto Memórias que Ficam, que conta a missão dos reitores e diretores jesuítas que atuaram no Colégio São Francisco Xavier – Rede Jesuíta de Educação, o volume 2 aborda a história do Colégio, da Missão Japonesa em São Paulo e do trabalho de jesuítas e leigos que dedicaram suas vidas a uma causa tão importante: a educação católica.
Um pouco de história
O Colégio São Francisco Xavier, inicialmente chamado de Collegio Catholico Japonez São Francisco Xavier, foi fundado pelo Padre Guido Del Toro, SJ, em 1928. Após observar a chegada de famílias nipônicas ao Brasil, o jesuíta italiano, que atuava como Diretor da Cruzada Eucarística e do catecismo na capital paulista, decidiu abrir uma escola no bairro da Liberdade para direcionar sua missão à evangelização e educação de imigrantes japoneses e seus descendentes.
Depois de receber, por doação, um terreno do Conde José Vicente de Azevedo, Pe. Guido transferiu a escola para o bairro Ipiranga, em 1931. Posteriormente, como referência ao jesuíta que realizou missões no Oriente, o nome da instituição foi alterado para Colégio São Francisco Xavier (carinhosamente apelidado de SANFRA).
Localizado no bairro Ipiranga, ao lado do Museu do Ipiranga, Museu de Zoologia da USP e do Parque da Independência, o Colégio conta com uma área de, aproximadamente, 12.500 m².
Fonte: Colégio São Francisco Xavier