Camila Feitosa, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Diocesano, de Teresina (PI), é a única menina e líder da equipe de robótica da instituição, além de ser a atual programadora de um dos times piauienses que competem nas Olimpíadas de Robótica. Considerada uma das promessas da área de tecnologia, a jovem, de 14 anos, participa de eventos voltados à temática desde os 11. “É super tranquilo o trabalho em equipe. Eu acho chato às vezes ser a única menina, mas eu sou muito amiga dos meninos e eles sempre foram muito legais comigo”.
A estudante sempre teve interesse pelas áreas de tecnologia e exatas. O pai dela, Yuri Claudio relata que a filha nunca foi pressionada e sempre seguiu seus próprios interesses. “Eu acho que a educação é o maior legado que podemos deixar para os nossos filhos e, no caso da Camila, sempre incentivamos ela, mas nunca houve pressão. Nós sempre deixamos ela brincar com o conhecimento”, contou.
Para o Coordenador de Tecnologia da Educação, professor Marcos Frazão, o incentivo dentro de casa aliado ao trabalho realizado dentro do Colégio Diocesano são essenciais para desenvolver o talento de um aluno. “Quando comecei este projeto de programação, o público eram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A Camila apareceu como a única menina no 5º ano. Então, nós a abraçamos e percebemos ainda ali que ela era o diferencial! A tecnologia vem crescendo muito e o engajamento das meninas ainda é tímido, e eu sempre incentivo todas a participarem”, afirmou.
Camila deu entrevista à TV O DIA. Confira abaixo:
Fonte: Colégio Diocesano