Na última segunda-feira, 24 de abril, o Diretor-geral do Colégio Catarinense, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ, recebeu o título “Atitude Cidadã”, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com indicação do Coletivo Lixo Zero Floripa. A Diretora Acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, também recebeu o prêmio, que reconhece instituições e pessoas que promovem iniciativas sustentáveis e de lixo zero em prol das futuras gerações. “Trabalhamos para que o Projeto Lixo Zero ganhe força e chegue às crianças e aos jovens. Acreditamos que nossa proposta tem dado certo, que este é o caminho. O meio educacional é onde são gestadas as mudanças”, lembrou Pe. Eduardo.
Desde 2011, quando lançou o Projeto Lixo Zero, o Catarinense está focado na mudança de atitude de toda a comunidade educativa. Somente em 2022, foram coletadas pouco mais de 19,6 toneladas de resíduos, como papelão, plásticos, papel, vidro, metal e lixo comum. Grande parte dos materiais recicláveis gerados é enviado Residuário Central, onde são separados pelos estudantes nas aulas de Educação Ambiental e pela equipe de limpeza.
O material, então, é encaminhado a uma associação de catadores, conferindo, também, um enfoque social ao projeto, uma vez que todo o valor arrecadado com a venda dos recicláveis fica com a associação. “Incentivamos nossos estudantes a repensarem o consumismo, depois chamamos atenção para a responsabilidade sobre os resíduos que cada um gera na sociedade e o impacto sobre o coletivo”, explicou Louisa.
Além da entrega do prêmio ao Catarinense, as alunas Júlia Acioli Ribeiro, Marcela Panisson Pardo e Alice Cardoso Valente Soares também receberam os certificados de primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, do Concurso de Redação promovido pelo Instituto Lixo Zero com o apoio da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Brasil. O tema foi “Como o Projeto Lixo Zero contribui para um futuro sustentável”.
Participaram do evento, ainda, os pais e familiares das alunas premiadas, o Diretor Administrativo, Fábio Luiz Marian Pedro, a coordenadora do Laboratório de Ecologia Integral, Karen Espíndola, a coordenadora da Unidade de Ensino I, professora Ana Vianice Smânia da Silva, além das professoras e representantes do Comitê Lixo Zero da escola.
Fonte: Colégio Catarinense