O Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro (RJ), recebeu, na última quinta-feira, 04 de maio, a visita de uma comitiva da universidade francesa de Sorbonne que veio ao Brasil para conhecer projetos socioambientais.
O professor e pesquisador Florent Pratlong, diretor do Master Management of Innovation: Sustainable Development da Université Paris I Panthéon-Sorbonne, e seus alunos foram apresentados ao projeto Arapiuns, que leva estudantes do Santo Inácio para uma experiência de voluntariado pedagógico na comunidade ribeirinha de Anã, no município de Santarém, no Pará. Em seguida, visitaram a Estação Ambiental, espaço de 5 mil m² de Mata Atlântica dentro do terreno da instituição e que funciona como uma verdadeira sala de aula a céu aberto.
O grupo também conheceu de perto três importantes obras sociais parceiras do Santo Inácio: o Centro Educativo Padre Agostinho Castejón (CEPAC), unidade educativa da RJE na Favela Santa Marta; a Creche Casa Santa Marta, mantida pela Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas (ASIA), na mesma comunidade; e o Ambulatório São Luiz Gonzaga, também ligado à ASIA e que oferece consultas médicas e exames a preços populares.
A programação terminou com o show do estudante do Ensino Médio Edu Valente, que apresentou versões acústicas de músicas de rock que fizeram sucesso na década de 90. O concerto integrou o projeto Agenda Cultural.
Fonte: Colégio Santo Inácio (RJ)