A plataforma Educate Magis foi pensada para facilitar o contato e a interação dos profissionais que atuam em instituições jesuítas e inacianas. Ela permite a conexão entre as 827 unidades pelo mundo, de 70 países diferentes. Com tantas possibilidades, algumas unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) utilizam a ferramenta para promover aulas conectadas e trocas de experiências.
No Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ), a equipe pedagógica avalia as oportunidades disponíveis na plataforma para os estudantes do Ensino Médio. Um fórum aberto pela assessora pedagógica da instituição, Luciana Aché, possibilitou um intercâmbio de estudantes do Santo Inácio com o colégio Saint Peter’s Prep e o Instituto Lux, nos Estados Unidos. Recentemente, as turmas da 1ª série foram convidadas pelo Instituto Oriente, colégio jesuíta do México, a participar de uma aula conectada com o tema Mi lugar y acción en la Creación/My place and action in Creation. Os estudantes das duas escolas fizeram uma breve apresentação sobre as realidades dos lugares onde vivem, abordando os aspectos positivos e também os que consideram negligenciados e desafiadores.
Já em outra aula conectada, alunos do Brasil, da Indonésia, dos Estados Unidos, do Peru, do Chile e da África falaram sobre os efeitos climáticos nos países. “Quando falamos de cidadania global, de criar um cidadão que possa olhar os problemas do mundo e resolver ele de forma local, para isso precisamos olhar para o que está além da gente. Quando falamos em aprendizado, não falamos só de cognição, de conteúdo, do racional, a gente fala da relação. Aprendemos através da relação com o outro, do socioemocional, do espiritual. Quando conseguimos realizar encontros como esses, unimos todas as dimensões para alcançar uma aprendizagem integral”, destaca Luciana.
Desde 2017, as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Anchieta, de Porto Alegre (RS), participam do projeto La Silla Roja (A Cadeira Vermelha, em português), um movimento global iniciado em 2012 pela plataforma Educate Magis, a ONG jesuíta Entreculturas, o Friends of Fé y Alegria dos Estados Unidos e o Edujesuit para defender o direito de crianças e adolescentes de frequentarem a escola. A campanha é um alerta para a importância de uma educação inclusiva e de qualidade, que procure atender as necessidades de cada um e leve em consideração o direito de ser diferente. A ideia é espalhar cadeiras vermelhas a fim de chamar a atenção para a causa.
Para aprofundar ainda mais a consciência global dos estudantes, em 2022 os alunos acessaram a plataforma no componente curricular de Linguagem Digital, em codocência com Língua Inglesa. Além de refletirem sobre as diferentes culturas, eles puderam visualizar o mapa interativo para analisar como é a grandiosidade e a dimensão do projeto em outras escolas jesuítas. “Eles desenvolvem maior sensibilidade, realizam reflexões e produzem materiais para disseminar o tema trabalhado. O trabalho curricular desenvolvido a partir dos projetos da Educate Magis possibilitou aos estudantes a criação de cards na ferramenta do Padlet, que foram publicados nas redes sociais do Colégio”, explica a orientadora educacional do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, Marcia Schivitz.
Já no 5º ano, o projeto de formação espiritual e de convivência realizado anualmente pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e pelo Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e de Pastoral (SOERP) utiliza o mapa interativo da Educate Magis em sala de aula para que os estudantes visualizem e desenvolvam o sentido de pertença e identidade, ou seja, eles identificam que o Anchieta integra uma rede global jesuíta, estabelecem relações com as ações sociais desenvolvidas no Colégio e que são comuns às demais escolas e compreendem que a dimensão global é fundamental para a construção de sujeitos mais críticos e corresponsáveis com os cuidados da Casa Comum. “A plataforma é um recurso muito importante para o projeto pedagógico do Colégio. Ela é uma ferramenta para o trabalho do currículo”, completa Marcia.
Acesse www.educatemagis.org e conheça a plataforma.