A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança pela Infância que ocorre todo ano, próximo à data de 28 de maio, para celebrar o Dia Mundial do Brincar. O objetivo é valorizar o direito ao brincar e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. Por isso, os colégios da Rede organizaram uma programação repleta de brincadeiras para os estudantes entre os dias 22 e 26 de maio.
No Colégio São Luís, em São Paulo (SP), durante as aulas de Teatro, as crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I vestiram pijamas para encenar uma história de mistério que aconteceu na natureza. Nas aulas de Língua Inglesa foi proposto um circuito que deveria ser percorrido pelas crianças de olhos vendados, seguindo os comandos em inglês dos demais componentes do grupo: walk, crawl, jump, turn, around, zig zag…
As turmas do 4º ano também se animaram nas aulas de Língua Inglesa. Um karaokê com músicas no idioma fez as crianças soltarem a voz. A brincadeira What’s the time, Mr. Wolf? (Que horas são?) contagiou os demais grupos do Ensino Fundamental I. Teve jogo da memória com os símbolos de diversas tradições religiosas nas aulas de Ensino Religioso. Muitas crianças trouxeram para o colégio jogos de tabuleiro que pertenceram aos seus pais.
No Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), as crianças do Espaço Imaculada exploraram a própria imaginação se divertindo com caixas de papelão. A proposta foi inspirada no livro “Caixa de brincar”, da escritora Leninha Lacerda. Na aula de Língua Inglesa, elas pintaram as caixas, articulando o vocabulário das cores e dos objetos.
Em Curitiba (PR), durante toda a semana os educadores do Colégio Medianeira prepararam atividades especiais com os estudantes, valorizando o contato com a natureza. A criança, ao brincar, está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. E o contato com a natureza ajuda a aperfeiçoar as habilidades psicomotoras, estimulando o desenvolvimento integral dos pequenos.