Estudantes do Loyola (MG) e do Medianeira (PR) participam da experiência “Ser Mais Amazônia”

No início do mês de julho, nove estudantes do Ensino Médio do Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG), e quatro do Colégio Medianeira (PR), participaram da experiência “Ser Mais Amazônia”, promovida pelo programa MAGIS Brasil, em Belém do Pará (PA).

O grupo, acompanhado de educadores dos dois colégios, esteve na Ilha de Marajó, onde conviveu com comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas e campesinas e aprendeu mais sobre seus costumes, crenças e espiritualidade.

A cada ano, o programa MAGIS Brasil propõe uma Campanha como inspiração temática que orienta os diversos trabalhos com jovens. Por meio de um tema comum, um conjunto de ações e projetos são empreendidos em todos os locais onde o programa está presente. A escolha de cada tema é feita com base nos eixos que estruturam a ação do MAGIS Brasil: Exercícios Espirituais; Justiça Socioambiental; Pedagogia da Formação; Vocações; e Voluntariado e Inserção Sociocultural.

Depois de se dedicar aos temas “Ser Mais Consciente” e “Ser Mais Livre”, o “Ser Mais Amazônia” foi escolhido por diferentes razões.  Além de a Amazônia ser uma Preferência Apostólica dos Jesuítas da Província do Brasil, o cuidado com a Casa Comum é uma preferência da Companhia Universal. Além disso, a campanha “Ser Mais Amazônia” reafirma o compromisso do eixo Justiça Socioambiental do MAGIS Brasil em construir, com jovens, novas formas de relação com o ambiente e mudanças de práticas pessoais e institucionais.

Fonte: Colégio Loyola, Colégio Medianeira e Programa MAGIS Brasil

Compartilhe esta informação: