Jesuítas em formação atuantes em unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e em Universidades estiveram reunidos, nos dias 25 e 26 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), para o 1º Encontro dos Jesuítas em Formação. A atividade foi organizada pelo delegado para formação, Pe. Jair Carneiro, SJ, e pela equipe do Escritório Central da Rede Jesuíta de Educação. O encontro proporcionou um espaço formativo de análise do atual panorama educativo global e nacional, de aprofundamento sobre a presença da Companhia de Jesus na educação e levantou propostas para um trabalho integrado entre os jesuítas em missão nos colégios e universidades no Brasil.
Na manhã do primeiro dia, o assessor pedagógico da RJE, Pe. Luiz Fernando Klein, SJ, apresentou um panorama com os principais movimentos sobre educação na Igreja, na Companhia de Jesus e na sociedade, enquanto que a assessora pedagógica professora Ana Loureiro aprofundou sobre alguns marcos do Apostolado Educativo da SJ e os aspectos estruturantes da pedagogia inaciana, a partir de documentos recentes como o Tradição Viva e o Projeto Educativo Comum da RJE (PEC). À tarde, o secretário para Educação da Província, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, destacou a importância e as características da liderança inaciana nas instituições educativas.
O segundo e último dia do encontro foi reservado para que o diretor da RJE, professor Fernando Guidini, e o secretário executivo da RJE, Pedro Risaffi, falassem sobre a atuação da Rede Jesuíta de Educação: aspectos da Governança e Gestão, o Planejamento Estratégico, os principais projetos, indicadores e desafios. Ao final de cada exposição, os participantes reuniam-se em pequenos grupos para refletir sobre o conteúdo apresentado e, na sequência, compartilhar considerações com todos os presentes.
O professor Fernando Guidini comentou que o encontro foi “uma oportunidade inédita de reunir esse grupo estratégico na RJE e refletir como estamos respondendo nesse apostolado aos chamados da Igreja e da Companhia de Jesus”. Ao final, o professor Fernando agradeceu ao delegado para formação e à BRA por possibilitar esse rico espaço.