Até o dia 06 de setembro, o Colégio Catarinense, de Florianópolis (SC), promove a Semana PEA/Unesco 2023, um espaço para discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que exigem comprometimento de todos. Toda a escola estará envolvida em atividades, como oficinas, palestras para alunos e pais sobre alimentação natural, visitas ao minhocário, informações sobre gastronomia com o uso de painço – 2023 foi declarado o Ano Internacional do Painço pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – e ações de conscientização ambiental em parceria com o Grupo Escoteiros Anchieta.
Para a diretora acadêmica do Colégio Catarinense, professora Louisa Carla Farina Schröter, “a Educação Ambiental não deve ser entendida como uma disciplina isolada nos currículos das escolas, mas como uma rede de informações e boas práticas em todos os setores da sociedade, sensibilizando as ações coletivas. A necessidade de atitudes sustentáveis desinstala certezas e enseja o engajamento em outras causas decorrentes, como economia solidária, logística reversa, responsabilidade ambiental, organização em rede, cultura criativa, sociedade colaborativa. A preocupação com as questões sociais e ambientais mobiliza a escola a criar ações de promoção à educação socioambiental, envolvendo a comunidade educativa na perspectiva de incentivar a aquisição de posturas social e ambientalmente responsáveis”.
As crianças da Educação Infantil participaram de duas atividades para explorar, de forma interativa, o mundo animal e a importância da sustentabilidade. Além de educar, o objetivo era inspirá-los para se tornarem cidadãos conscientes e engajados com o planeta. Na construção do “Hotel de Insetos”, os pequenos entenderam a sua importância no ecossistema e criaram um refúgio para eles. Ao mergulharem nas particularidades do habitat dos insetos, as crianças desenvolveram, além de habilidades manuais, uma compreensão mais profunda sobre a diversidade da vida que nos rodeia. Outro momento foi a preparação de um “lanche saudável”, que permitiu a compreensão da biologia de maneira prática e envolvente.
Os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de se envolver na atividade “Conhecendo os Fungos”, aprendendo sobre a fermentação alcoólica com farinha de painço enquanto exploram o processo de preparação do pão. Já as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental participaram de oficinas sobre reciclagem, reaproveitamento de materiais e insumos, gestão de resíduos e consumo responsável. Os estudantes do 8º ano produziram cupcakes com farinha de painço. Além disso, o Colégio organizou uma Feira Orgânica, com a participação de produtores do cinturão verde da Grande Florianópolis.
A Semana PEA/Unesco no Catarinense reforça a importância do respeito pela vida em todas as suas formas e o papel vital que a sustentabilidade desempenha em nossa sociedade. Ao proporcionar experiências práticas e educativas, as crianças foram capacitadas a tornarem-se defensoras da natureza e agentes ativos na construção de um futuro mais sustentável.
Escola membro do PEA/Unesco
O Programa de Escolas Associadas (PEA) é quase tão antigo quanto a própria Unesco e foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial, no pós-guerra, ao campo da Educação, estando presente em 130 países. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.
Toda a escola associada recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber, também, materiais produzidos pela Unesco, eventual ou periodicamente, e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela organização e por outras instituições a ela ligadas. O principal benefício é participar de uma comunidade que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais, catalisando esforços para fazer repercutir positivamente as ações nas escolas, mediante a possibilidade de ampliação do trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas.
Fonte: Colégio Catarinense